Mais de 300 kg de lixo são retirados da praia de Santos em ação de limpeza

Por Santa Portal em 03/09/2024 às 06:00

Divulgação
Divulgação

Um mutirão de limpeza de praia removeu, no último sábado (31), mais de 300 kg de lixo no entorno do Novo Quebra-Mar de Santos, no José Menino. A ação, que estava anteriormente prevista para o dia 24, mas foi adiada em decorrência da chuva, contou com a participação de mais de 100 voluntários de ONGs e empresas da Baixada Santista e da Grande São Paulo.

A ação, coordenada pela ONG Ecomov (Ecologia em Movimento) em parceria com as empresas DSV Santos e Grupo Bunzl – Movimento Guardiões do Meio Ambiente, superou as expectativas da organização. “Desde 2017, quando realizamos a primeira ação no Quebra-Mar, nunca havíamos retirado uma quantidade tão grande de resíduos como desta vez. Surpreendeu a todos”, afirma o presidente da Ecomov, Rodrigo Azambuja.

O mutirão foi realizado em diversos pontos, com uma divisão de grupos, que seguiram em direção ao Canal 1, onde coletaram resíduos menores (micro resíduos) provenientes de consumo local, como tampinhas, fragmentos de embalagens alimentares, canudos e outros itens.

Outra equipe de participantes coletou resíduos na direção da divisa entre José Menino (Santos e São Vicente), onde foi registrada a maior quantidade de materiais, com destaque para peças de roupa e cama, como camisas, calças, tênis, sapatos e até um edredom. Outros materiais foram encontrados em meio às pedras (no entorno do parque), incluindo itens de maior proporção (macro resíduos), como embalagens alimentares, garrafas PET, latas de alumínio, madeira, artigos de pesca e outros fragmentos de plástico.

Balanço

Foi contabilizado um total de 346,43 kg de lixo retirado durante a ação, distribuídos em 49 pesagens, sendo 47 sacos plásticos e dois contendo tecidos e madeira, de maior proporção. O descarte dos resíduos contou com o apoio da Terracom.

Em média, foram retirados 3,2 kg de lixo por participante. A ação cobriu uma área de aproximadamente 42 mil m², com uma média de 8,2 kg de lixo por metro quadrado de praia.

Tabulação

O levantamento das pesagens apontou que 42,3% do material recolhido era composto por tecidos, 15,2% por madeira, 37,4% por embalagens alimentares, 4% por vidros e metais, e 1,1% por outros resíduos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.