Mais de 130 presos voltam a trabalhar com serviços para prefeitura de Praia Grande

Por Santa Portal em 03/03/2022 às 06:10

Divulgação/SAP
Divulgação/SAP

Reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional do Estado de São Paulo voltarão às atividades exercidas para prefeituras e secretarias após o serviço ser interrompido pela pandemia de covid-19. Desde dezembro, os presos contratados pelo Programa de Alocação de Mão de Obra da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), voltaram às atividades em todo o Estado de São Paulo. 

Em Praia Grande, são 139 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin, que realizam serviços de limpeza para a Prefeitura de Praia Grande.  

Os trabalhos haviam sido interrompidos em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, e agora estão sendo retomados gradativamente. No total, mais de 1.200 presos voltaram aos seus postos de trabalho em tarefas de zeladoria que contribuem para a manutenção e preservação de equipamentos públicos. São atividades como manutenção de praças e vias, plantio e cuidado de mudas, manutenção e limpeza predial, entre outros.

“A principal proposta do Programa de Alocação de Mão de Obra da Funap é proporcionar postos de trabalho às pessoas privadas de liberdade. Essa é uma iniciativa que gera benefícios diversos para todas as partes envolvidas”, explica Henrique Pereira de Souza Neto, Diretor Executivo da Funap.   

A proposta é contribuir para a ressocialização dos apenados da região, viabilizando uma oportunidade de geração de renda, de retorno gradual ao convívio social, permitindo o desenvolvimento de uma rotina de trabalho e possibilitando também a remição de pena do reeducando.

Os presos que são contratados recebem remuneração mensal, vale transporte, vale refeição, uniforme e treinamento para desempenhar as atividades estabelecidas.

“No caso das prefeituras e secretarias municipais, esse benefício é ainda maior, pois o reeducando que vai trabalhar nas atividades contratadas é, muitas vezes, um morador daquela mesma região. Isso aumenta ainda mais o compromisso dele com a integração com a sociedade”, declara Henrique Neto.

Entre os municípios que já retomaram as atividades com a mão de obra dos reeducandos estão Araçatuba, Bauru, Campinas, Itu, Mirandópolis, Praia Grande e Ribeirão Preto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.