Lúcia Teixeira destaca importância da coleta de dados em webinar da Unesco

Por Santa Portal em 23/02/2022 às 15:25

Única mulher e brasileira a participar do webinar da Unesco, a presidente do Semesp, da Meta Red Brasil, e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira destacou a importância da coleta de dados e análises para o crescimento do meio educacional e sociedade. A videoconferência aconteceu nesta quarta-feira (23).

O evento é promovido pelo Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e Caribe da Unesco, e faz parte da programação da terceira Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, que será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Barcelona, na Espanha. O objetivo da conferência é reformular ideias e práticas da educação superior para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e da humanidade.

A professora e doutora foi convidada a falar a respeito dos desafios e motivações que ela enxerga no ambiente educacional dentro da temática.

“Dificilmente uma universidade irá conseguir ser relevante e ter impacto social, sem pesquisas sobre as demandas da sociedade, ou sobre o impacto da covid-19, por exemplo”, afirma.

Ela destaca que, para isso, é necessário que haja coleta de dados e análise deles, para que seja criado um ambiente educacional inclusivo, comunicativo e transformador para os alunos e o mundo fora do ambiente acadêmico. Para tanto, é necessário que as universidades utilizem das novas tecnologias para coleta de dados, que esteja disponível para os estudante.

“Hoje vivenciamos um processo de transformação digital, que exige das universidades a elaboração de um projeto que induza a instituição a transformação digital, para que todos os usuários (administrativos, acadêmicos) possam ter experiências digitais, que representem melhoras nos processos, no engajamento e no aprendizado, e que aumente a própria competitividade e relevância da instituição”, explica. 

Ela afirma que isso é um desafio que deve ser planificado e que afetará todas as áreas da instituição. Lúcia ainda defende um ambiente de cultura, informativo e competitivo para a universidade. “Isso qualifica a gestão, permite a aprendizagem e o conhecimento”, diz.

Durante a sua fala, a presidente reiterou o trabalho do Semesp e Meta Red para o desenvolvimento e levantamento de dados para análises sobre o ensino superior. Por fim, ela afirma que acredita que na próxima década haverá ampliação no acesso a dados, o que promoverá mais equidade.

Participantes do webinar Unesco

Além da presidente da Unisanta, também participaram o chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Políticas da Universidad del Pacífico, do Peru, César Guadalupe, o vice-ministro de Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação Superior da República Dominicana, Genaro A. Rodríguez Martínez, o diretor do Grupo SCImago, da Espanha, Félix de Moya Anegón, e o vice-presidente de Redes Estratégicas Globais da Elsevier para a América Latina, Dante Cid.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.