Livros, os melhores presentes para o Natal; confira opções
Por Santa Portal em 21/12/2023 às 10:25
Se você ainda está sem ideia para os presentes de Natal, a sugestão é pensar em livros, sempre com muitas opções para várias idades. O melhor é que a partir do gosto da pessoa o livro certamente terá um lugar especial para toda vida.
Da escritora Lúcia Teixeira, há duas boas dicas para este Natal. A primeira é o recente lançamento Os Cadernos de Pagu – Manuscritos inéditos de Patrícia Galvão. A segunda é o infanto-juvenil mais atual do que nunca, Caminho Para Ver Estrelas.
Confira:
Documentos inéditos sobre Pagu do acervo de Lúcia Teixeira e Centro Pagu Unisanta, estão no novo livro Os Cadernos de Pagu, publicado pelas editoras Nocelli (um selo para publicações especiais da Editora Reformatório) e Unisanta. Na obra, Lúcia compartilha com os leitores vários momentos vividos por Pagu, suas convicções, dúvidas, erros e sonhos, desde que escreveu o primeiro manuscrito, em 1929, portanto, há 94 anos, até o fim da vida, em 1962.
Mostra, com sua própria caligrafia, como produções, aparentemente contraditórias, se completam e se contrapõem, em várias épocas de sua vida e de mudanças históricas, culturais e políticas do Brasil. São cinco cadernos ilustrados, um belo legado da história cultural brasileira: Manuscritos do Álbum de Pagu, de 1929; manuscritos do livro Parque Industrial, de 1931, considerado o primeiro romance proletário brasileiro escrito por uma mulher;
Rascunhos da inédita peça Parque Industrial, também em 1931, ano em que é presa em Santos; peça em um ato, Fuga e Variações, de 1954, quando era aluna da Escola de Arte Dramática; Microcosmo- Pagu e o homem subterrâneo- 1939, que escreve na prisão, é dramático depoimento e forma de manter sua dignidade e inconformismo.
À venda nas principais livrarias, em sites que trabalham com vendas de livros e no site da editora Reformatório.
Caminho para ver estrelas
Nesse livro, editado pela Cortez e pela Unisanta, os personagens são jovens vivendo em mundos paralelos e em situações que funcionam como metáforas para temas atuais e universais. Em uma cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações.
Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios. Metáforas para temas atuais como depressão, poluição, destruição do Meio Ambiente, loucura, drogas e inclusão garantem a atualidade da obra.
À venda nas principais livrarias, sites que trabalham com vendas de livros e no site da editora Cortez.