Livro que fala sobre 60 anos do clube 'Estrela de Ouro' é lançado em Santos
Por #Santaportal em 16/09/2014 às 15:16
SANTOS – Tradicional clube da Ponta da Praia, em Santos, o Estrela de Ouro Futebol Clube completou 60 anos de atividades ininterruptas em diferentes setores como esportes, lazer e gastronomia. E para comemorar a data, a direção do clube encomendou ao jornalista e escritor José Carlos Silvares uma ampla e meticulosa pesquisa sobre a entidade, desde os preparativos para a sua fundação até os fatos marcantes que o Estrela vivenciou ao longo de seis décadas de existência.
O resultado da pesquisa foi o livro “Estrela de Ouro – 60 anos”, que além de tratar da história do clube, a obra resgata a presença dos japoneses em Santos, em especial na região da Ponta da Praia, onde desenvolveram marcante participação no setor pesqueiro. “O livro conseguiu unir fragmentos de diferentes épocas do Clube e contar uma grande história de sucesso. Essa história com certeza ficará registrada para futuras gerações que terão sempre o referencial de vitalidade, contribuição e respeito que sempre estiveram presentes em nossas origens. Todos que fizeram parte dessa história ficaram orgulhosos com esse maravilhoso registro dos 60 anos do Estrela de Ouro FC”, observa o presidente do clube, Paulo Nakai.
O lançamento do livro aconteceu na segunda-feira (15).
O livro
A história remonta à chegada do primeiro navio com imigrantes do Japão, o Kasato Maru, que atracou no Porto de Santos em 1908 e percorre os anos até a Segunda Guerra Mundial, quando japoneses (e também alemães e italianos) moradores em cidades do litoral brasileiro foram destituídos de seus bens e encaminhados como prisioneiros para locais distantes de suas moradias. “Eles perderam quase tudo. Casas, barcos, empresas, plantações, animais. Mais que isso, eles perderam a sua identidade”, diz Silvares, que durante dois anos se dedicou ao estudo da imigração japonesa, em bibliotecas, entidades nipônicas e entrevistas. “Foi muito gratificante falar com alguns dos fundadores do clube e conhecer em detalhes a saga dessas pessoas para fundar um clube que os unisse novamente”, conta.
A escolha do nome do clube, os fatos que levaram à sua fundação, a organização de tarefas e de meios de arrecadação, as festas, as primeiras diretorias (informal e de direito), as demais gestões, diferentes atividades esportivas e o sucesso da culinária que levou ao restaurante de fama nacional são descritos no livro, em 80 páginas que foram desenhadas uma a uma pelo artista gráfico e publicitário Paulo Henrique Farias, em umtrabalho original que destaca as imagens e os textos, de forma dinâmica.