Ligações clandestinas causam apagão de quase 1 hora em bairros de Guarujá

Por Santa Portal em 21/01/2025 às 15:00

Divulgação/Neoenergia Elektro
Divulgação/Neoenergia Elektro

Ligações clandestinas, conhecidas como “gatos” de energia, causaram um apagão de 40 minutos em alguns bairros de Guarujá, nesta segunda-feira (20).

Procurada pelo Santa Portal, a Neonergia Eleketro, distribuidora de energia no município, informou que os gatos provocaram falhas em equipamentos da rede elétrica com interrupções pontuais em algumas áreas. Segundo a concessionária, equipes técnicas foram mobilizadas e restabeleceram o serviço em aproximadamente 40 minutos.

Em um levantamento de novembro do ano passado, a distribuidora identificou 577 ligações irregulares na cidade. Os bairros com maior número de fraudes identificadas foram Vila Santa Rosa, Vila Santo Antônio e Centro. A distribuidora recuperou 2,98 milhões kWh, volume suficiente para abastecer mais de 17 mil residências por um mês ou o município de Itanhaém por quatro dias.

“O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita”, disse a empresa, em nota.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.