Leilão para concessão das travessias litorâneas continua sem data

Por Santa Portal em 06/06/2022 às 15:30

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O leilão para a concessão das travessias litorâneas, de balsas e barcas da região, continua sem data. O Governo do Estado de São Paulo havia apresentado, no início deste ano, um edital para a privatização do serviço, mas o leilão foi suspenso.

A suspensão do edital aconteceu em fevereiro, e foi comunicada pelo então vice-governador, atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), em uma coletiva de imprensa em Praia Grande. O projeto foi alvo de reclamações das prefeituras da Baixada Santista devido ao significativo aumento no valor da tarifa, que passaria a custar R$ 18,41 para os usuários.

A Baixada Santista possui três travessias litorâneas, sendo Santos/Guarujá, Santos/Vicente de Carvalho e Guarujá/Bertioga.

No Litoral Norte e no Vale do Ribeira, as travessias que estão inclusas na privatização são São Sebastião/Ilhabela, Cananeia/Ariri, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente e Iguape/Jureia.

De acordo com o Governo de SP, as lideranças locais foram ouvidas e foi iniciada uma ampla revisão do projeto de concessão das Travessias Litorâneas. Após essa análise, o edital será republicado tendo em vista a modernização e a ampliação de todo o sistema.

“Enquanto isso, o Estado vem investindo massivamente nas travessias litorâneas, sem reajuste nas tarifas há 3 anos. Um grande programa de reforma e modernização do sistema foi implantado em 2019, o que garantiu uma manutenção mais ágil, novos motores e a restauração de doze embarcações, até este momento”, diz a nota enviada ao Santa Portal.

No dia 25 de maio foram entregues, do lado Santos, duas importantes obras para a travessia Santos/Guarujá, sendo uma nova ponte e a reforma do flutuante, resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão. E, no mesmo dia, foi iniciada a reforma de outra gaveta que vai garantir ainda mais agilidade e conforto no embarque e desembarque. Recentemente, o lado Guarujá também ganhou um novo píer, dois novos atracadores e uma nova rampa de acesso à balsa.

“São investimentos que deram resultados, com um sistema mais confiável e seguro. Nas últimas temporadas de verão e nos feriados, as travessias litorâneas contaram com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera”, continua a nota.

Com a revisão do projeto de concessão, o Governo de SP acredita que irá entregar um bom projeto para que o capital privado modernize ainda mais o serviço prestado e gere empregos, finaliza a nota.

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