'Lei do ex' funciona, Briosa perde e sai da zona de classificação da A2
Por Rodrigo Cirilo em 17/02/2024 às 19:27
Em um jogo de baixa inspiração ofensiva, a Portuguesa Santista perdeu por 2 a 0 para o XV de Piracicaba, na tarde deste sábado (17), no Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Os gols do confronto da nona rodada do Campeonato Paulista A2 foram marcados por Anderson Magrão, ex-Briosa, e Paulinho.
Após sua quarta partida consecutiva sem vitória, a Briosa saiu da zona de classificação para as quartas de final da competição. A equipe santista está na décima colocação, com 12 pontos conquistados. Noroeste (7º), Rio Claro (8º) e Taubaté (9º) possuem campanhas similares de três vitórias, três empates e três derrotas, em nove jogos. No entanto, ambos os clubes levam vantagem no saldo de gols.
Acima desse bloco está o XV de Piracicaba, que após duas vitórias saltou para a sexta posição, com 13 pontos. Aliás, na próxima quarta-feira (21), às 20h, o Nhô Quim tem um confronto direto com o quinto colocado Velo Clube, fora de casa. A Briosa, por sua vez, recebe o vice-líder São Bento, no mesmo horário, em Ulrico Mursa.
Anderson Magrão protagonista
Com o gramado irregular atrapalhando a criação de ambas as equipes, o jogo ficou truncado no meio-campo. Entretanto, Anderson Magrão, aos 34 minutos, produziu sua própria jogada, exigindo a primeira intervenção de Wagner Coradin. O centroavante recebeu na área, girou em cima de Guilherme e bateu de esquerda, parando na defesa do arqueiro rubro-verde.
Cinco minutos depois, em uma falha defensiva da Briosa, o atacante Minho apareceu livre na lateral da grande área. Com tempo para dominar e pensar, o ponta acertou um cruzamento milimétrico para Magrão, que cabeceou para baixo, sem chances de defesa, abrindo o placar em 1 a 0 para o XV.
Em sinal de respeito ao ex-clube, o camisa 9 comemorou pedindo desculpas. Aliás, há pouco mais de quatro meses, Magrão marcou, também de cabeça e na mesma baliza, o gol da classificação da Briosa para a final da Copa Paulista.
Balde de água fria
Com as entradas de Lucas Grossi e Dieguinho, dois atletas de velocidade, a Briosa mudou sua postura para correr atrás do placar na segunda etapa. Contudo, o plano do técnico Sérgio Guedes teve a execução dificultada com a expulsão de Kaio Cristian, logo aos sete minutos. O lateral-esquerdo recebeu cartão vermelho após impedir a progressão de Minho, em contra-ataque, com um carrinho por trás na meia-lua.
Com a vantagem numérica, o XV controlou o jogo, oferecendo pouco espaço para a reação da Briosa e apostando nos contra-ataques. Em um desses lances, aos 44, o meia Vitor Braga lançou o atacante Paulinho, que avançou até a grande área e finalizou firme no alto do gol, para dar número finais ao duelo: 2 a 0.