Lançamento do Movimento ODS Santos 2030 inicia parcerias para ações sustentáveis

Por Santa Portal em 31/01/2024 às 06:00

Divulgação/José Luiz Borges
Divulgação/José Luiz Borges

Ponto de partida de uma nova fase para o desenvolvimento sustentável de Santos, o lançamento do Movimento ODS Santos 2030 reafirmou, na manhã desta terça-feira (30), o compromisso de instituições e empresas no alcance das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030.

Na solenidade, realizada na Associação Comercial de Santos (ACS), estiveram presentes os signatários da iniciativa, incluindo representantes do setor privado, órgãos públicos, entidades do terceiro setor, instituições de ensino e sociedade civil.

O ouvidor municipal, Rivaldo Santos, destacou que os mais de 100 signatários devem assumir um papel de protagonismo na solução dos desafios da Cidade, caminhando ao lado da Prefeitura. “A EcoFábrica, exemplo de reciclagem, de capacitação e formação de pessoas conscientes da preservação ambiental, só aconteceu porque teve o trabalho das entidades. Provoquem o poder público e façam ele caminhar com vocês”.

A parceria foi reafirmada pelo secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório. “Às vezes, as pessoas não conectam os ODS com o dia a dia, mas aqui há pessoas que entenderam isso e que assumiram esse compromisso. Santos só é boa porque vocês entenderam e estão conosco nesse processo de transformação de cultura”.

“O caminho que nós escolhemos para trilhar a sustentabilidade foi ao lado da Prefeitura. Já existe um trabalho sendo feito, que nós só vamos fortalecer e trazer mais atores”, explicou o gerente-executivo da ACS, Eduardo Lopes.

O chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Fábio Tatusbô, e a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro, apresentaram o cronograma anual de atividades do Movimento ODS Santos 2030.

O amplo planejamento de ações inicia nesta sexta-feira (2), com a abertura de inscrições para o Programa Jovens Embaixadores do Clima, fruto de parceria com a ACS Jovem, Coordenadoria e Conselho Municipais da Juventude, Rotaract, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz) e Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS).

No final da apresentação, os signatários tiveram acesso a dois QR Codes, que direcionavam para um formulário de preenchimento de ações realizadas e para o site da Global Week #ACT4SDG’s, plataforma que cadastra as ações durante a Semana Global pelos ODS, em setembro. No ano passado, Santos fez quase 400, enquanto o Brasil teve 900. Agora, a meta municipal é de três mil.

“O Movimento ODS Santos 2030 é um coletivo entre sociedade civil organizada, iniciativa privada e administração pública. Com os termos assinados, vamos para uma nova etapa: fazer ações ODS”, convocou Tatsubô.

A coordenadora do Movimento Nacional pelos ODS no Estado de São Paulo, Nina Orlow, destacou que a Cidade é referência, sendo pioneira na realização de uma iniciativa de grande envolvimento. “Santos está em um caminho excelente e temos muito a aprender com vocês. É com certeza um exemplo para as outras cidades que estão começando a se articular”.

Apoiada pela Prefeitura no Manifesto ESG, a Autoridade Portuária de Santos (APS) é uma das signatárias do Movimento ODS Santos 2030. “Até por reciprocidade, fazemos questão de fazer parte. Estamos muito entusiasmados com essa coalizão que está se formando hoje. Como ODS não é falar, e sim fazer, podem contar conosco para fazer e estar no dia a dia”, reiterou o superintendente de Governança, Riscos e Compliance da APS, Claudio Bastos.

O presidente da Fundação do Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Eduardo Bittencourt, também subiu ao palco para reforçar o apoio da instituição nas ações ODS, como na encubação dos projetos vencedores da Game Jam – Desafio ODS, no ano passado.

“Não temos que pensar apenas no crescimento econômico, mas na diminuição das distâncias entre quem mora numa região de vulnerabilidade e quem está em uma grande empresa, por exemplo. O nosso papel é realmente facilitar isso, contem com a gente sempre”.

O proprietário da Alva Engenharia, Raphael Alvarenga, explicou que a empresa aderiu ao Movimento ODS Santos 2030 para poder ampliar a produção de energia solar, contribuindo com o meio ambiente. “Nossa atividade principal é completamente ligada à sustentabilidade. Então, desenvolver ainda mais esse projeto, além de colaborar com estudos para a Cidade, é fundamental para a gente”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.