Justiça concede habeas corpus a empresário de Alexandre Pires, preso em Santos

Por Santa Portal em 09/12/2023 às 13:00

Reprodução
Reprodução

O Tribunal Federal da Primeira Região (TRF-1) concedeu, nesta sexta-feira (8), um habeas corpus a Matheus Possebon, empresário de Alexandres Pires preso pela Polícia Federal ao desembarcar em Santos de um cruzeiro temático do artista no último dia 4. Possebon e o cantor são investigados pela Operação Disco de Ouro, cujo objetivo principal é desarticular um esquema de financiamento e logística ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami.

A decisão foi tomada pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso. A previsão é de que Possebon deixe a Penitenciária de Tremembé ainda neste sábado (9), para onde foi transferido na sexta-feira.

A Operação Disco de Ouro é um desdobramento de uma ação realizada em janeiro de 2022 pela PF, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da terra Yanomami foram encontradas na sede da empresa investigada e estariam sendo preparadas para serem enviadas para o exterior.

Segundo o inquérito policial, o esquema seria voltado para a “lavagem” de cassiterita e o minério seria seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará, e supostamente, transportado para Roraima.

As investigações apontam que toda essa dinâmica de garimpo ilegal acontecia apenas no papel, já que o minério seria originário do próprio estado de Roraima.

Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas.

Além de Possebon, que seria um dos responsáveis pelo núcleo financeiro dos crimes, o esquema contaria, ainda, com um um cantor, que teria recebido ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.