Jovem de São Vicente é aprovada em sete faculdades fora do país

Por Marcela Ferreira em 23/06/2022 às 11:11

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A estudante Fernanda Trajano Bogue, de 20 anos, é moradora de São Vicente e graças à vontade de realizar o sonho de estudar fora do Brasil, ela conseguiu aprovação em sete universidades no exterior. Ela atua como professora de inglês, mas decidiu se dedicar aos estudos para se formar em Administração.

Ela foi aprovada em cinco faculdades nos Estados Unidos e em duas na Coréia do Sul. “Eu sempre tive o sonho de fazer faculdade fora. Desde criança, procurava o preço das faculdades nos Estados Unidos e via que custava mais de 40 mil dólares por ano, em média. Era um valor surreal e apenas pessoas de classes muito altas pareciam ter oportunidade de fazer faculdade no exterior.”

Mesmo assim, ela não desistiu. “Continuei desejando ter essa experiência cultural, todo o suporte e infinidade de recursos que teria através de uma educação de qualidade em outro país. Eu apenas descobri que eu poderia estudar fora com bolsa em 2020, após eu terminar o ensino médio, e o que era um sonho virou uma meta”, conta.

Fernanda conta que nunca houve incentivo, e ela mesma precisou tirar forças para correr atrás do objetivo. “Soube que existem jovens se preparando desde o 9º ano para conseguir estudar fora com uma bolsa alta. Mas essa possibilidade não é apresentada nas escolas, sempre que levantavam o tópico parecia algo irreal, afinal quem tem condições de centenas de milhares de reais por ano para realizar esse sonho?”

Ela diz ainda que falta o acesso à informação para que mais alunos de escolas públicas conheçam a possibilidade de estudar fora do Brasil com bolsas de estudos.

Jovem de São Vicente é aprovada em sete faculdades fora do país
(Foto: Arquivo pessoal)

Coréia do Sul

A universidade escolhida por Fernanda foi a Solbridge International School of Business, na Coréia do Sul, onde ela terá 80% de bolsa, mas precisa cobrir os gastos do curso, moradia e alimentação por um ano. “Pelas leis do país é ilegal trabalhar no primeiro semestre, apenas a partir do segundo semestre eu posso trabalhar para me sustentar e pagar o próximo ano. A minha bolsa irá aumentar de acordo com meu desempenho acadêmico durante o semestre”.

Apesar da escolha, ela também foi aprovada nas universidades estadunidenses: Emory and Henry College, Stetson University, Clarkson University, St. Joseph University, Beloit College. Na Coréia, ela passou na SUNY Korea e na escolhida Solbridge International School of Business.

“Escolhi a última pela excelência na área que desejo estudar, sendo uma das melhores faculdades de business no país, com acreditação AACSB que apenas 5% das faculdades de business possuem, prêmios de inovação e parceria com mais de 250 instituições pelo mundo todo, além de receber a melhor oferta. O curso é administração de negócios (business), mas desejo fazer especialização em empreendedorismo na faculdade”, explica sobre a decisão.

De malas prontas

A previsão para a viagem é para o dia 22 de agosto. “Como o voo dura mais de 26 horas, precisaria ir dois dias antes para o aeroporto e pegar o voo”.

A realização do sonho de Fernanda só foi possível devido a uma arrecadação de dinheiro feita pela internet, por voluntários. “É algo que ainda estou esperando cair a ficha, eu consegui arrecadar o valor do meu primeiro semestre! Eu recebo várias mensagens incríveis que pessoas ou mães que têm o mesmo sonho para o filho estudar fora com bolsas de estudos”.

Ela relata ainda que quer usar as redes sociais para difundir o conhecimento sobre os estudos. “Quero usar uma plataforma que criei no Instagram para mostrar que é possível e existem inúmeras oportunidades. Quero que todos tenham acesso aos processos seletivos e ao mundo vasto de oportunidades acadêmicas”.

Para quem tem o mesmo sonho, ela dá um recado: “Primeiro saibam que o sonho é possível, mesmo que você não tenha condições financeiras de estudar fora, existem bolsas que vão cobrir todos os custos para você. O segredo é se preparar o quanto antes, ir atrás de exercer liderança, tentar diversas oportunidades acadêmicas e entender que você vai receber muito ‘não’ nessa jornada. Continue seguindo em frente, dando o seu melhor, que irá conquistar o seu sonho!”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.