Isabela Figueiredo, de Portugal, é uma das autoras confirmadas na 15ª Tarrafa Literária
Por Santa Portal em 03/10/2023 às 16:00
Um dos principais festivais de literatura do país, a Tarrafa Literária atinge sua 15ª edição em 2023 e já tem data marcada: entre 18 e 22 de outubro, em Santos, cidade natal e reduto cultural de seu idealizador, o livreiro, editor e autor José Luiz Tahan, proprietário da livraria de rua e editora Realejo, no bairro do Gonzaga.
A escritora portuguesa Isabela Figueiredo é uma das convidadas já confirmadas na programação. Ela participará do evento no dia 20 de outubro, sexta-feira, às 19h, no Teatro Guarany, na mesa “Um Oceano, Duas Autoras”, ao lado da autora curitibana Giovana Madalosso, com mediação do jornalista Matthew Shirts.
Isabela é reconhecida como uma das principais escritoras portuguesas contemporâneas. Licenciada em Línguas e Literaturas Lusófonas pela Universidade Nova de Lisboa, atuou também como jornalista e professora e é especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Aberta de Lisboa.
Em 2009, publicou o romance autobiográfico “Caderno de Memórias Coloniais”, eleito no ano seguinte como uma das obras portuguesas mais relevantes da década, tido como obra-prima pelo público e também pela crítica. O romance, estruturado na forma de resgate cronológico, é um acerto de contas com o passado colonial de Portugal e também com seu pai, um eletricista português radicado em Moçambique.
Isabela também é autora de “A Gorda”, romance publicado em 2016 que traz uma sátira a respeito da autoimagem e do preconceito.
“Mais de 380 convidados nacionais e internacionais já passaram pela Tarrafa Literária em 14 edições. A presença de uma autora de reconhecida trajetória no mercado editorial global, como é o caso de Isabela Figueiredo, reforça nossa proposta de impactar leitores iniciantes e iniciados diante da presença de nomes que, por meio de suas obras, estimulam a reflexão e a transformação”, resume José Luiz Tahan.