17/09/2014

Intervenções artísticas marcam noite de abertura do 12º Curta Santos

Por #Santaportal em 17/09/2014 às 15:40

SANTOS – O 12º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos abriu a sua programação na terça-feira (16), após uma noite repleta de intervenções artísticas no Sesc-Santos. Com o tem Artecidade, o objetivo desta edição é valorizar o artista e o realizador audiovisual da Baixada Santista.

Um coletivo de músicos da Baixada Santista com Diego Alencikas no vocal, foi o responsável pela trilha sonora desta abertura. Desde o início do evento, o palco era ocupado por uma série de atores do Movimento Teatral da Baixada Santista, por Kadu Veríssimo e sua performance de live painting, por cenas da Nega Produções, do Coletivo Caverna House e por mais intervenções estéticas da Sanatório Geral.

A Trupe Olho da Rua também agradou a todos com o esquete ‘Blitz’, logo após a exibição do minidocumentário ‘Tanq_RosaChoq_’, um dos 13 filmes do Projeto RUA! A iniciativa que divulga as intervenções artísticas urbanas foi a homenageada do festival este ano. A produção da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo foi dirigida por Tata Amaral, que recebeu o Troféu Maurice Legeard.

“Fiquei super feliz com a homenagem, principalmente, por ser em Santos. Aqui estou apresentando uma série de curtas. É um projeto onde documento as experiências de artistas e ativistas que acontecem nas ruas. São pessoas que ocupam a cidade e que estão questionando o espaço público”, ressalta a cineasta paulistana.

Realizado em parceria com o 56º Festa – Festival Santista de Teatro, o evento também fez homenagens póstumas às atrizes Priscilla Amaral, de Santos, e Luana Carlana de Almeida Barbosa, vítima acidental de uma blitz policial em Presidente Prudente. A abertura ainda apresentou em vídeos a programação de ambos os festivais, o Curta Santos e o Festa.

A classe artística da Região leu uma carta reivindicando e reafirmando por mais políticas públicas na Cidade e, em seguida, o Fórum Permanente de Audiovisual Caiçara também lançou seu manifesto de unificar o segmento dos realizadores independentes.

Além dos curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas Olhar Caiçara (caráter regional) e Olhar Brasilis (nacional), o Curta Santos contará com exibições de várias mostras, como as especiais Videoclipe Caiçara e Mostra Arte e Cidade. Esta última referente ao tema homônimo do festival. Também acontecerão debates, oficinas e festas durante o evento. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site oficial do evento.

Curta Santos
O Curta Santos alcança sua 12ª edição com o tema Artecidade, em parceria com o Festa -Festival Santista de Teatro. Este ano, o evento será realizado entre 16 e 21 de setembro com objetivo fundamental de oferecer ao público oficinas, debates e sessões gratuitas de obras fora do circuito comercial.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.