27/05/2024

Inmet coloca Baixada Santista em alerta laranja

Por Santa Portal em 27/05/2024 às 06:00

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de ‘Perigo’, para toda a Baixada Santista. De acordo com os especialistas do Inmet pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de rajadas de vento de 60 a 100 km/h.

Além das chuvas e dos ventos, o Inmet ainda chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

De acordo com o boletim meteorológico da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológico, da Defesa Civil de Santos, divulgado na manhã da última quinta-feira (23), o avanço de uma frente fria trouxe a mudança de clima, com a chegada de chuvas e o risco de rajadas de vento superiores a 80 quilômetros por hora.

As chuvas devem continuar até a segunda-feira (27), com precipitação de intensidade moderada e de forma persistente, podendo tomar mais intensidade em alguns períodos. O volume de chuva previsto ao todo é significativo. No domingo, por exemplo, volume variou entre moderada e forte, tendo um volume entre 25 e 50 milímetros de água. A frente fria também deve promover a queda da temperatura para os próximos dias.

Maré e ondas altas

O boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, divulgado na quarta-feira (22), aponta que, devido ao avanço da frente fria, haverá ventos intensos na região costeira, com previsão de maré alta e mar agitado.

Com relação ao nível do mar, a maré alcançou 1,8 metro na Baía de Santos e 2,2 metros no interior do estuário, e teve seu pico na tarde de sábado, por volta das 15h, representando um aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés. Por volta das 18h, as ondas atingiram 2 metros. Na tarde de domingo (26), por volta das 16h, no estuário, a maré atingiu altura máxima de 2 metros.

Com esse cenário, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, no município o estado é de atenção para a possibilidade de alagamentos nas áreas mais baixas, potencializados pela ocorrência de chuva e altura de ondas.

Entenda os alertas

Alerta amarelo

Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.

Alerta laranja

Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.

Alerta vermelho

É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.