Infectologistas da região reforçam a importância do oxímetro em campanha
Por #Santaportal em 06/04/2021 às 18:45

SAÚDE As fake news impediram que muitos brasileiros tivessem acesso a informações corretas sobre a covid-19. Pensando nisso, os Líderes da Saúde da Baixada Santista (LiSa), grupo de empresas privadas da saúde, lançou uma série de informativos com orientações para a população combater à Covid-19.
Com os hospitais da Baixada Santista lotados, o aparelho deve ser cada vez mais utilizado pelos pacientes com covid-19 em casa. Quando há a queda da oxigenação, esse processo ocorre de maneira gradual, ao longo da evolução da doença. Nessa situação, a percepção do paciente de que há algo errado com sua capacidade pulmonar pode ser tardia e confundida com outros sintomas da doença – febre, fadiga, mialgia.
Por isso, o oxímetro facilita o diagnóstico da hipoxemia silenciosa, que é a saturação de oxigênio menor de 94% ao repouso, e fará com que o paciente busque atendimento médico no momento necessário. É aparelho de fácil acesso, com preço acessível e de fácil interpretação, o que facilita o uso no dia a dia e pode ser compartilhado por diversas pessoas após higienização. Essa também é uma das recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia e outras instituições de saúde.
A campanha do LiSa conta com uma série de postagens informativas nas redes sociais e site . e vídeos informativos gravados com médicos infectologistas da Baixada Santista, como Ricardo Hayden, Elisabeth Dotti, Marcos Caseiro e Evaldo Stanislau.
O médico oftalmologista e vice-presidente do LiSa, Eduardo Paulino, faz um alerta a respeito do uso do equipamento.
A partir do quarto ou quinto dia, podem surgir problemas pulmonares que são extremamente graves. Uma forma de monitorar preventivamente é a utilização de um simples aparelho denominado oxímetro, que tem um custo acessível e pode ser usado por todos os membros da família, diz Paulino.
Segundo o médico, dessa maneira, é possível monitorar seu nível de oxigenação arterial e, muitas vezes, saber o avanço da falta de oxigenação pelo pulmão antes de ter sintomas importantes. É uma forma de te ajudar a saber quando realmente procurar um atendimento mais intenso, relata.
Como usar o oxímetro:
– lave as mãos
– você deve usar o oxímetro em descanso e com o dedo quente
– coloque o oxímetro no dedo do meio
– o número de saturação recomendada é acima de 95 (o número mede o quanto de oxigênio está no seu sangue)
– recomenda-se medir a saturação 3x ao dia
– procure ajuda médica quando sentir falta de ar e o oxímetro indicar saturação menor que 94%.