Inauguração de Consultório Popular no Dique da Vila Gilda expande atuação do Arte no Dique

Por Santa Portal em 31/10/2024 às 06:00

O Instituto Arte no Dique inaugura o consultório popular Doutor Aníbal Revault Figueiredo, localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, no Dique da Vila Gilda, em Santos, onde está a maior favela sobre palafitas do Brasil, no próximo sábado (09), às 11h. Sob a coordenação do Dr. Marcos Caseiro, o novo espaço oferecerá atendimentos gratuitos para a comunidade local, ampliando o acesso a cuidados essenciais de saúde.

Os atendimentos serão realizados quinzenalmente aos sábados, das 8h às 17h, no Arte no Dique, pelo Dr. Marcos Caseiro, que contará com o auxílio de seus alunos de medicina das faculdades onde leciona e de uma equipe extremamente qualificada. Essa colaboração acadêmica permitirá que a comunidade receba um atendimento atencioso e abrangente.

O Doutor Marcos Caseiro possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1988), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente, ele é médico infectologista do Hospital Guilherme Álvaro, professor assistente da Universidade São Judas Tadeu, professor da Universidade Santa Cecília e professor doutor V do Centro Universitário Lusíada.

Caseiro tem vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos temas de epidemiologia, AIDS, HIV-1, parasitoses intestinais e doenças infecciosas e parasitárias.

Com 22 anos de atuação no Dique da Vila Gilda, o Instituto Arte no Dique atende diariamente mais de 1.500 famílias com atividades culturais e sociais. Entre os projetos de destaque está o festival O Som das Palafitas, que todos os meses reúne grandes nomes da música regional e nacional, consolidando-se como o maior festival de música do litoral paulista.

O evento já trouxe para a comunidade do Dique shows de grandes artistas como Sandra de Sá, Paulo Miklos, Toquinho, Margareth Menezes, Zezé Motta, Beto Lee, Pepeu Gomes, João Bosco, Moraes Moreira, Davi Moraes, Bem Gil (filho de Gilberto Gil), Moreno Veloso (filho de Caetano Veloso), João Suplicy, Supla, Luizinho 7 Cordas, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas e A Cor do Som, entre tantos outros.

Além do Som das Palafitas, o instituto realiza uma série de oficinas culturais e de capacitação, como taekwondo, futsal, customização, panificação, balé, cinema e percussão, além de fornecer leite gratuito para a comunidade. Também integra o calendário oficial de Santos com eventos como a Mostra Cultural Plínio Marcos, a Mostra da Primavera, o Arraiá do Arte, o Samba das Três e o Festival Tamba de Tambor, promovendo intercâmbios culturais que levam crianças do Dique da Vila Gilda para experiências na Europa, em países como França e Itália.

Com o novo consultório popular, o Instituto Arte no Dique fortalece ainda mais seu compromisso de transformar vidas na comunidade do Dique, por meio de ações integradas que unem saúde, cultura, educação e desenvolvimento social.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.