Imóvel do Estado apresenta situação de abandono e causa transtornos em Santos

Por Santa Portal em 13/06/2024 às 06:00

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

O imóvel da antiga 16ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) Santos, órgão vinculado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), está em situação de abandono. O prédio, localizado na esquina da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Alexandre Herculano, no Boqueirão, apresenta telhas danificadas, acúmulo de entulho na área destinada ao estacionamento e é frequentemente ocupado por pessoas em situação de rua.

Em entrevista ao Santa Portal, o aposentado João Carlos de Souza, de 75 anos, vizinho do imóvel, revela que a situação está insuportável, oferecendo riscos à saúde, além do incômodo causado pelo mau cheiro de fezes e urina. De acordo com o morador, uma possível solução seria a limpeza do local e o fechamento do entorno com tijolos ou tapumes.

“Há uma família com quatro cachorros ocupando o imóvel. Tem pessoas fazendo suas necessidades no estacionamento e muito lixo acumulado. O prédio está destelhado e com as águas das chuvas possibilita um criadouro de mosquitos, além da árvore na lateral que pode cair a qualquer momento e causar problemas. Uma interdição amenizaria o problema. Tem que fazer alguma coisa, espero solução”.

A reclamação foi apresentada na 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal, em 28 de maio, através do Requerimento Nº 2907/2024, de autoria do vereador Zequinha Teixeira (PP). O parlamentar solicitou a instalação de tapumes ao redor do imóvel e que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) visite o local em sua próxima agenda em Santos, que será nesta quinta-feira (13), para que “algumas medidas possam ser tomadas”.

Arquivo pessoal

O que dizem as autoridades?

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que se trata de um imóvel particular e de responsabilidade do proprietário. No entanto, para conter o acúmulo de entulho e lixo, o prédio foi emparedado, tendo seus ralos tampados e inutilizados e as calhas removidas. Em relação à preocupação de João Carlos sobre uma possível proliferação de mosquitos, “o imóvel está sem risco para criadouros de larvas do Aedes aegypti”, garante a Secretaria de Saúde (SMS).

O imóvel não é tombado, entretanto, pertence ao acervo do Estado de São Paulo. Procurada pelo Santa Portal, a Coordenadoria de Patrimônio do Estado, da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), salienta que já determinou a limpeza do local e que as manutenções preventivas realizadas no imóvel periodicamente serão intensificadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.