Idosa aguarda por exame urgente após um mês de internação em hospital de Santos
Por Guilherme Esron em 09/11/2024 às 12:00
Uma idosa de 75 anos, internada desde o dia 12 de outubro no Hospital Casa de Saúde de Santos, aguarda autorização do plano de saúde para realizar um exame essencial para seu tratamento. De acordo com relatório médico, a paciente chegou ao hospital apresentando melena (sangramento intestinal), sonolência e hemoglobina em nível crítico de 3,4. Desde a internação, já recebeu cerca de dez transfusões de concentrado de hemácias.
Após uma endoscopia digestiva alta que não identificou sinais de sangramento ativo, a queda contínua da hemoglobina indicou a necessidade de uma enteroscopia, procedimento que pode identificar possíveis fontes de sangramento no intestino delgado. No entanto, a realização do exame depende de autorização do plano de saúde, ainda pendente.
“A gente não tem o suporte do hospital, a gente já processou a Unimed, a Unimed já perdeu a ação e além de tudo, a gente não quer dinheiro, não quer nada, só queremos tentar salvar a vida da minha avó”, disse o neto.
Em resposta ao Santa Portal, a Unimed Santos se posicionou sobre o caso, informando estar ciente da decisão judicial liminar para que o exame seja realizado e afirmou estar atuando para cumpri-la. A operadora do plano destacou que, em alguns casos, há necessidade de logística especial e busca de prestadores habilitados, fatores que podem causar atrasos. “Estamos em contato constante com a equipe médica, buscando viabilizar o exame necessário o mais rapidamente possível para garantir que a paciente receba toda a assistência devida”, afirmou a Unimed.
O Santa Portal também procurou o Hospital Casa de Saúde de Santos, que ainda não se manifestou sobre o caso.
Na última sexta-feira (8), o neto da idosa gravou um vídeo relatando a situação e informou ter registrado um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar devido à demora na autorização para o exame.