Idealizado há quase 50 anos, ex-integrantes recriam Movimento de Ação Secundarista

Por #Santaportal em 03/04/2019 às 08:50

INICIATIVA – Centenas de estudantes (à época, alunos do atual Ensino Médio) passaram pelas atividades do Movimento de Ação Secundarista – MAS, fundado em dezembro de 1969, no 1º Congresso de Secundaristas sobre o Desenvolvimento da Baixada Santista. O evento foi o resultado prático de um curso de Oratória e Liderança orientado pelo diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, monsenhor Manoel Pestana (anos depois ordenado bispo da Diocese de Anápolis, GO).

Agora, quase 50 anos depois, profissionais das mais variadas áreas, todos ex-integrantes do MAS, vêm se reunindo para recriar a entidade como Movimento de Ação Solidária (nome proposto), mantendo-se a sigla original. A nova fase será lançada em um grande evento no final do ano.

Atividades
O MAS ficou conhecido na região nas décadas de 1970 a 1980 pelos trabalhos comunitários desenvolvidos na Baixada (incluindo Litoral Sul e Norte), Vale do Ribeira e arredores de Sorocaba. Para tanto, os estudantes participavam de cursos práticos de Educação Sanitária, Puericultura, Alfabetização, Corte e Costura e outros, oferecidos por órgãos públicos e entidades de servir.

Além disso, a entidade promovia congressos com temas de interesse regional, sendo uma das primeiras ONG’s de que se tem notícia a realizar um simpósio sobre Ecologia (1972). Ações sociais, culturais e esportivas completavam a rotina do MAS, que mantinha reuniões aos domingos em salas cedidas por escolas.

Contatos
Aqueles que participaram do MAS e queiram reencontrar amigos da época podem entrar em contato, via e-mail (masparasempre@gmail.com) com a Comissão Organizadora da programação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.