04/10/2018

Ibope: Bolsonaro vai a 32% e Haddad sobe para 23%

Por #Santaportal em 04/10/2018 às 00:43

ELEIÇÕES – O Ibope divulgou mais uma pesquisa com as intenções de voto para a disputa presidencial. O levantamento, cujo nível de confiança é de 95%, foi feito a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, e ouviu 3.010 eleitores em todo o país, na segunda (1º) e na terça-feira (2). Nesta nova pesquisa, Jair Bolsonaro, do PSL, cresceu mais um ponto em relação à última pesquisa: de 31% para 32%. Fernando Haddad, do PT, que é o segundo colocado, também registrou um crescimento: de 21% para 23%.

Após Bolsonaro e Haddad, Ciro Gomes, do PDT, continua sendo o terceiro na preferência dos eleitores. Porém, o pedetista caiu de 11% para 10% levando em consideração o último levantamento. Geraldo Alckmin, do PSDB, também sofreu uma queda nessa nova pesquisa. O tucano caiu de 8% para 7%.

Mais abaixo, Marina Silva, da Rede, se manteve com 4%. João Amoêdo, do NOVO, teve queda de 3% para 2%. Já Henrique Meirelles, do MDB, se manteve com 2%. Álvaro Dias, do Podemos, que vinha com 2% caiu para 1% e está empatado com o candidato Cabo Daciolo, do Patriotas.

Ainda segundo essa nova pesquisa, Guilherme Boulos, do PSOL, Vera Lucia, do PSTU, Eymael, da Democracia Cristã, e João Goulart Filho, do PPL, não pontuaram.

Além disso, brancos e nulos somam 11%, enquanto 6% não souberam responder.

Rejeição
O instituto também fez um levantamento sobre a rejeição dos presidenciáveis. Jair Bolsonaro segue com a maior rejeição entre os candidatos: 42%. No entanto, Bolsonaro teve uma queda de 2% em sua taxa de rejeição. Haddad, que é o segundo com maior rejeição, também viu o seu percentual de reprovação cair: de 38% para 37%.

Marina Silva aparece na terceira posição entre os que têm maior rejeição, com 23%. A candidata da Rede também viu a sua reprovação cair em dois pontos. Alckmin aparece em seguida, mas sua rejeição foi de 19% para 17%. Ciro, por sua vez, continua com a menor taxa de reprovação entre os primeiros colocados, com 16% de rejeição ? no levantamento anterior, o candidato do PDT tinha 18% de rejeição.

Segundo turno
O Ibope também fez simulações sobre o segundo turno. Nesta nova pesquisa, Fernando Haddad bateria Jair Bolsonaro, por 43% a 41%. Os dois, entretanto, estariam tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro de 2%. Os brancos e nulos representam 13% e 3% não soube responder.

Em uma disputa com Ciro Gomes, Bolsonaro também seria derrotado, por 46% a 39%. Neste cenário, 13% votariam em branco ou nulo e 3% dos entrevistados não souberam responder.

Geraldo Alckmin também venceria Jair Bolsonaro, por 41% a 40%, mas os dois estariam tecnicamente empatados em razão da margem de erro da pesquisa. Neste caso, 16% votariam em branco ou anulariam seus votos. 3% não soube responder.

No momento, o único cenário favorável a Bolsonaro no segundo turno seria contra Marina. O candidato do PSL derrotaria a presidenciável da Rede por 43% a 39%. Esse cenário contaria ainda com 16% de votos em branco ou nulo e 2% não respondeu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.