18/09/2018

Ibope: Bolsonaro tem 28% e Haddad sobe para 2º com 19%; Ciro fica nos 11%, mas Alckmin e Marina caem

Por #Santaportal em 18/09/2018 às 21:57

PESQUISA – Uma nova pesquisa do Ibope sobre intenções de votos a candidatos a presidente foi divulgada nesta terça-feira (18). O levantamento indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) cresceu e chegou aos 28% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) mostrou grande crescimento na pesquisa e atingiu os 19%. Ciro Gomes (PDT), por sua vez, teve 11% e aparece em terceiro, com Geraldo Alckmin (PSDB), 7%, e Marina Silva (Rede), 6%, na sequência.

Álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) registrou 1%. Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

O novo levantamento mostra Bolsonaro e Haddad despontando como favoritos a disputa do segundo turno das eleições. O presidenciável do PSL subiu dois pontos percentuais em relação à última pesquisa. Enquanto isso, Haddad teve uma grande ascensão após o seu nome ter sido confirmado como cabeça de chapa, após o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato petista cresceu 11 pontos em comparação com o último levantamento.

O pedetista Ciro Gomes manteve os mesmo 11% de intenções de voto da última pesquisa, mas caiu para o terceiro lugar com a subida de Fernando Haddad. Já o tucano Alckmin caiu de 9 para 7%, enquanto a candidata da Rede, Marina Silva, despencou três pontos: de 9 para 6%.

Os indecisos se mantiveram em 7%, enquanto os brancos ou nulos caíram de 19 para 14%.

Segundo turno
O levantamento também traçou os cenários em possíveis disputas no segundo turno. Jair Bolsonaro e Fernando Haddad empatariam em 40% se o segundo turno terminasse hoje. Além disso, 15% dos entrevistados votariam em branco ou nulo. Não souberam responder 5%.

Caso o cenário colocasse Bolsonaro e Ciro frente a frente no segundo turno, o candidato do PDT teria ligeira vantagem. Ciro Gomes teria 40% das intenções de voto, contra 39% de Jair Bolsonaro. Nesta hipótese, 15% votariam em branco ou nulo, e 6% não souberam responder.

Em um terceiro cenário, Alckmin e Bolsonaro empatariam em 38% no segundo turno. Neste caso, porém, o número de brancos e nulos seria de 18%. Não souberam responder 6%.

O único cenário em que Jair Bolsonaro sairia vencedor seria em uma eventual disputa com Marina Silva. O candidato do PSL venceria por 41 a 26%. Os brancos e nulos nesta hipótese representariam 18%, enquanto 5% não souberam responder.

Rejeição
Em compensação, Bolsonaro segue com a maior taxa de rejeição entre os candidatos à presidência. 42% dos entrevistados não votariam nele. A segunda maior rejeitão é de Haddad: 29%. Marina Silva é rejeitada por 26% do público, enquanto Geraldo Alckmin tem 20% de rejeição. Entre os cinco primeiros, Ciro Gomes tem a menor taxa de rejeição: 19%.

Pesquisa
O levantamento do Ibope, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-09678/2018), ouviu 2.506 eleitores, em 177 municípios, entre domingo (16) e hoje (18). A pesquisa, contratada pela TV Globo   e pelo jornal O Estado de S. Paulo , tem nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.