Hospital Guilherme Álvaro realiza dez cirurgias bariátricas neste mês
Por Santa Portal em 03/12/2021 às 06:10
O Hospital Guilherme Álvaro (HGA) deve realizar, neste mês de dezembro, dez cirurgias bariátricas. A previsão é de que cinco pessoas sejam operadas neste fim de semana. A ação acontece em decorrência de um projeto de lei estadual, aprovado neste ano, que possibilitou que a unidade se tornasse referência em Santos para este tipo de cirurgia.
A cirurgia bariátrica é indicada em último caso a pacientes com obesidade. Entre 2% a 5% da população está suscetível à indicação médica para este procedimento. As funções vão além da estética, já que a cirurgia pode reduzir os riscos de infarto agudo e derrame cerebral, além de aumentar a expectativa de vida do paciente.
A obesidade é considerada uma das pandemias do mundo moderno. No Brasil, a incidência dessa doença aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2016 para 20,3% em 2019, tornando esses pacientes mais suscetíveis a doenças cardiovasculares graves.
Em agosto de 2021 o Hospital Guilherme Álvaro (HGA) abriu o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica após aprovação da emenda que possibilitou o começo dos atendimentos e a compra de todo material necessário para a abertura do serviço pioneiro na Baixada Santista. O HGA já atendeu 80 pacientes que estão em preparo para cirurgia. A autoria da emenda é do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL).
Dos 80 pacientes, dez já finalizaram o protocolo, perderam o peso sugerido pela equipe multidisciplinar para o preparo pré-operatório e estão prontos para serem operados. Dentre eles, cinco farão a cirurgia sábado (4) e domingo (5).
A Dra. Mônica Mazzurana, diretora do hospital e coordenadora do serviço, ressalta o comprometimento e a união dos pacientes e da equipe multidisciplinar com o desenvolvimento desse projeto.
“É a realização de um sonho que transforma vidas, pois muitos pacientes estavam esperando há mais de 10 anos por essa oportunidade. A troca de experiências e a gratidão desses pacientes tem sido muito gratificante para toda nossa equipe.”
Preparativos
Em nota, o HGA afirma que dois pacientes serão operados inicialmente. “A unidade tornou-se referência no serviço em agosto deste ano e 10 pacientes já finalizaram o protocolo, perderam o peso sugerido pela equipe multidisciplinar para o preparo pré-operatório da cirurgia e estão prontos para serem operados até o final de dezembro.
Protocolos
É importante deixar claro que a cirurgia bariátrica é realizada somente mediante indicação médica. O paciente deve procurar o serviço de atenção básica, como, por exemplo, as UBSs, que farão a avaliação inicial e o encaminhamento necessário. Geralmente, o paciente com obesidade possui restrições e doenças que dificultam a realização das cirurgias, a exemplo de diabetes e hipertensão. Sendo assim, nem todos com indicação médica para cirurgia bariátrica estão efetivamente aptos a fazer o procedimento imediatamente, por questões de quadro clínico geral não favorável. Além disso, há um período comprobatório, no qual o quadro do paciente é analisado para verificar se o procedimento em si é o mais indicado para o paciente.
A cirurgia bariátrica é o último recurso utilizado no tratamento, que inclui um suporte ambulatorial e multiprofissional (cardiologistas, nutricionistas, endocrinologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros). Considerando os fluxos e acompanhamentos multidisciplinares, a demanda é descentralizada na rede primária de saúde ou serviços de origem do atendimento, que são responsáveis por agendar os atendimentos médicos e multiprofissionais preparatórios nas unidades de saúde de referência para cada caso, bem como o acompanhamento do paciente até que o procedimento seja realizado.”