13/10/2017

Horário de verão tem início neste domingo (15)

Por #Santaportal em 13/10/2017 às 12:52

BRASIL – Quase extinto, o horário de verão começa a partir das 0h deste domingo (15). Os brasileiros de 10 Estados e do Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora. A mudança segue até 18 de fevereiro de 2018.

O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, após um estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) indicar que o programa vinha perdendo eficácia.

Na análise, foi mostrado que a intensidade do consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com algumas horas do dia mais quentes que o esperado.

O Brasil, no entanto, vem enfrentando um período de seca, fazendo com que as hidrelétricas tenham os níveis de água reduzidos, fato que tem obrigado o governo a manter as termelétricas e até mesmo importar energia de outros países.

Após toda a avaliação, o Planalto resolveu manter o horário de verão, que do ano passado para este, resultou em uma economia de R$ 159,5 milhões, de acordo com o MME.

A CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia que atende 27 cidades do interior e litoral paulista, também se mostra a favor de manter o horário. A distribuidora prevê que o horário de verão 2017-2018 traga economia de 6,5 mil MWh no consumo de energia em sua área de concessão. O volume seria suficiente para abastecer 2,7 mil famílias por um ano inteiro com consumo mensal de 200 kWh.

Além da economia no consumo de energia, outro ganho está em diminuir os riscos de sobrecarga no sistema elétrico no horário de pico de consumo. No período de pico, há expectativa de uma redução de 1,5% na demanda de energia, o que contribui para reduzir a geração das termelétricas (mais caras e poluentes).

A quantidade de energia economizada seria suficiente para atender uma cidade do porte de Santos durante um dia ou do porte de São Vicente, por cinco dias.

Para ampliar a economia gerada pelo horário de verão, a CPFL Paulista incentiva que seus clientes aproveitem o período para praticar o consumo inteligente de energia no dia-a-dia. Para que isso seja possível, a empresa.

O ajuste do horário vale para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Segue algumas dicas para se acostumar com o novo ritmo
1 – Para começar, coloque o despertador para tocar 15 minutos antes da hora. Com o ruído gerado pelo toque do despertador e o próprio processo de despertar, nosso corpo aumenta a produção de cortisol, hormônio que sinaliza o estresse.

2 – Prestar atenção na alimentação também é importante. A mudança de horário faz com que o organismo perca alguns hábitos.

3 – A prática de exercícios físicos não pode ser deixada de lado, já que atividades despertam a menta e o corpo. Modalidades como “Spinning” e “Jump” faz com que o corpo entre no ritmo e acabe com qualquer preguiça.

4 – Beber água é um dos fatores mais importantes para manter-se equilibrado e o mais hidratado. Com as temperaturas mais altas, o organismo transpira e perde mais água. Caso não haja um aumento de ingestão do líquido, o corpo pode ficar desidratado gerando cansaço.

5 – Ir para a cama mais cedo está incluído na lista, principalmente no começo de uma nova rotina.

Início do Horário de Verão no Brasil
O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no País em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.