11/04/2022

Homem se queima ao incendiar Sandero e diz que o objetivo era resgatar gerente do tráfico

Por Santa Portal em 11/04/2022 às 10:06

Reprodução
Reprodução

Um homem envolvido no incêndio a um carro na Avenida Martins Fontes, no domingo (10) à tarde, sofreu queimaduras de 3º grau e está internado na Santa Casa de Santos. Ao ser preso por policiais militares, Guilherme Silva Ramos, de 23 anos, confessou o crime e disse que o objetivo era resgatar um preso de uma viatura da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Alvo da ação criminosa, Marcelo Zacarias dos Santos Júnior, o Da Nike, é apontado como gerente do tráfico no Morro São Bento.

Guilherme ainda apontou dois comparsas, identificados apenas pelos apelidos de Charrete e Caixa, que não foram localizados. Charrete teria auxiliado a atear fogo no veículo, um Renault Sandero vermelho, ano 2012, com emplacamento de Guarujá. Caixa foi quem atirou nos primeiros policiais militares que chegaram na Martins Fontes para verificar o que acontecia. Por sorte, ninguém foi atingido. Vários disparos acertaram o muro que separa a avenida da linha férrea.

Da Nike e outros detentos foram levados de unidades prisionais de São Vicente de Praia Grande para audiência de custódia no Fórum de Santos. O objetivo era resgatar o gerente do tráfico no retorno da viatura da SAP. Para isso, o Sandero foi colocado de atravessado na pista sentido Centro-bairro da avenida e incendiado. Porém, naquele momento, passavam duas viaturas da PM pela Martins Fontes e os seus ocupantes pararam para verificar o que acontecia, frustrando o plano dos bandidos.

Apesar de a avenida estar parcialmente bloqueada, a viatura da SAP conseguiu passar pelo Sandero e seguiu o seu trajeto. Uma viatura da PM a escoltava e continuou a acompanhá-la. Sobrou para os policiais dos outros dois veículos, que desembarcaram e foram recebidos por uma rajada de tiros disparada do sopé do Morro da Penha, na Rua Brigadeiro Newton Braga. O local é conhecido como Chácara dos Barreiros. Segundos os PMs, eles não chegaram a revidar os disparos.

Os policiais solicitaram apoio à rede de rádio da corporação. Com a chegada de equipes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), houve varredura pelo Morro da Penha, sendo Guilherme encontrado escondido em uma casa dessa comunidade. Os PMs chegaram ao imóvel a partir de informações prestadas por populares. Em relação ao Sandero, ele não registra queixa de furto ou roubo. O carro está em nome de outro homem, que também será investigado.

O delegado Otávio Augusto C. R. Carvalho, da Central de Polícia Judiciária (CPJ), autuou Guilherme em flagrante pelos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio, fuga de pessoa presa e dano com emprego de substância inflamável. O homem que sofreu queimaduras permanece internado sob escolta policial e será recolhido à cadeia quando receber alta. As investigações prosseguem para prender Charrete e Caixa, bem como para identificar outros envolvidos na tentativa de resgate. (EF)

Posicionamento

Em nota, o 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia confirmou os dados, e afirmou que passou a buscar pelo suspeito assim que soube da fuga do local em que o carro foi incendiado. Durante a subida no morro, receberam a informação de que Guilherme Silva Ramos se queimou no ato, e estava entrando em residência locais para fugir.

Depois de inúmeras tentativas em localizá-lo, uma equipe percebeu o desconforto em um morador que liberou a entrada em sua residência, onde o rapaz foi encontrado. Questionado à respeito, informou que foi chamado por seu amigo a participar do resgate de um preso, sendo que sua missão seria atear fogo em um veículo com intuito de bloquear a via para que outros três indivíduos armados de fuzil iniciassem o resgate.

Ele foi levado pelo policiais até o hospital, e o caso foi registrado na CPJ.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.