Homem em situação de rua é encontrado morto em calçada do Centro de São Vicente

Por Santa Portal em 19/06/2022 às 13:01

Um homem em situação de rua foi encontrado morto em uma calçada da Rua Ipiranga, próximo à Praça Bernardino de Campos, no Centro de São Vicente. Um morador acionou as autoridades, acreditando que o senhor precisava de cuidados médicos. Ao chegarem no local, policiais militares se depararam com o homem já sem vida.

O caso aconteceu na última quarta-feira (15), e segundo a equipe médica, ele morreu de causas naturais, já que não havia sinais de agressão e nem de hipotermia. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de São Vicente, a equipe de abordagem social foi acionada por populares, sendo informada que uma pessoa, aparentemente em situação de rua, necessitava de cuidados médicos na Rua Ipiranga, próximo à Praça Bernardino de Campos.

Ao chegar ao local, a equipe se deparou com uma guarnição da Polícia Militar, que comunicou que a pessoa, um senhor, já estava em óbito. Com ele, foi localizado um RG. A equipe da Sedes passou a buscar possíveis informações a respeito do histórico de atendimento na rede socioassistencial.

Após busca ativa e cruzamento de dados de diversos setores, assim como tentativa de identificação visual através de consulta a outras pessoas em situação de rua, sugere-se que ele tenha chegado recentemente ao Município, pois não foi encontrado registro de atendimento em nenhum setor social, tampouco identificação da equipe de abordagem social, assim como das demais pessoas em situação de rua.

Desde a constatação do óbito até a retirada do corpo, a equipe de abordagem social permaneceu no local em respeito à vítima. Conforme relatado por equipe médica municipal que esteve no local, após exame inicial, os indícios levam a crer que o falecimento ocorreu por causas naturais, pois não apresentava sinais de agressões ou hipotermia.

O Santa Portal tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública, que administra o Instituto Médico Legal (IML), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Assistência social

A Sedes reforça que o Município conta com uma rede técnica, humanizada, de atendimento às pessoas em situação de rua conforme determina a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. Neste período de baixas temperaturas, a Cidade aumentou em 25% a disponibilidade de vagas em acolhimentos municipais, retirando algumas exigências para facilitar o ingresso do maior número de pessoas. Todavia , o serviço não é compulsório, cabendo a decisão de ir ou não para acolhimento à pessoa em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de São Vicente lamenta profundamente o triste fato.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.