Homem é arrastado por agentes da GCM de São Vicente dentro do CREI; vídeo

Por Laila Aguiar em 15/12/2022 às 11:46

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

O tecnólogo em processos metalúrgicos e técnico de segurança do trabalho, Lindomar França, foi arrastado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no Hospital Municipal Crei. O caso aconteceu na última segunda-feira (12) enquanto o paciente solicitava por atendimento.

De acordo com Lindomar, ele foi até o hospital a procura de atendimento para uma tosse alérgica e uma rouquidão. Ainda de acordo com ele, na ficha de plantonistas teriam três médicos, mas somente um estava atendendo.

“Fui lá com muita educação, no administrativo, abordei as duas pessoas que estavam lá e perguntei porque não tinha os médicos que estavam na ficha. Ela me informou que os médicos fazem rachadinha de horário”, relata.

Após a demora no atendimento ele pediu para falar com os pacientes que estavam esperando para passar pelo médico. De acordo com o paciente, ele informou aos que estavam esperando a falta de médico e o que foi passado para ele pela atendente do hospital.

No vídeo, enviado ao Santa Portal, é possível ver o homem sendo arrastado no chão pelos agentes e também é possível escutar os populares defendendo o paciente.

Lindomar relatou que estava tentando ajudar uma senhora que estava aguardando pelo atendimento há mais de 3 horas, de acordo com ele, a acompanhante da senhora não se manifestou sobre o atendimento e ele resolveu ajudar.

Segundo o paciente, ele estava passando pelo médico quando uma viatura da GCM chegou e passou na frente das pessoas para ter atendimento. De acordo com Lindomar, o agente pedia por um atestado e teria o chamado de louco.

“Eu ouvi eles dizendo que tinham visto um ‘louco que estava reivindicando pelos seus direitos’. Falei para ele (agente) que era inadmissível ele passar na frente de todo mundo. Ele me disse que estava na lei e que era um direito”, relembra.

Após a discussão o guarda teria empurrado o paciente e segurado a porta para poder pegar o atestado e nesse momento o fato teria acontecido. Lindomar contou que foi jurado de morte durante a confusão.

“Estou me sentindo injustiçado por ser negro, por ser pobre. Estou me sentindo um lixo, nem posso dizer animal, porque não se trata animal assim”.

O caso está sendo cuidado por uma advogada e o paciente pretende entrar na Justiça. Ainda de acordo com ele, o vereador Jatobá irá protocolar um pedido de sindicância.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de São Vicente

“A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informa que na noite de segunda-feira (12), a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por funcionários do CREI para dar apoio a uma situação em que um paciente encontrava-se nervoso, precisando receber uma medicação. Os agentes agiram corretamente, utilizando a força moderada para impedir que o paciente se machucasse ou agredisse algum funcionário”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.