01/03/2016

Hoje é aniversário da Cidade do Rio de Janeiro e de Frederic Chopin. Veja mais do 1º/3

Por #Santaportal em 01/03/2016 às 18:15

NESTE DIA– 1º de março – há 451 anos foi fundada a Cidade do Rio de Janeiro, antiga Capital Federal, segunda maior Cidade do Brasil e sexta maior de todas as Américas. A cidade é palco de alguns dos ícones brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã e o Aterro do Flamengo. A Cidade é ainda berço de alguns ícones culturais brasileiros, como a Bossa Nova.

Também neste dia, em 1997, o filme Titanic se torna o primeiro da história a romper a barreira de US$ 1 bilhão nas bilheterias. Estrelado por Leonardo di Caprio e Kate Winslet, o filme levou multidões aos cinemas e foi durante muito tempo o campeão das bilheterias, com um total de US$ 2,20 bilhões. Hoje é o segundo, perdendo para Avatar, feito pelo mesmo diretor, James Cameron.

Nasceu em 1º de março o compositor e pianista polonês Frederic Chopin, nascido em 1810 e morto precocemente, com apenas 39 anos. Entre suas centenas de composições, apenas 230 sobreviveram ao tempo e são conhecidas até hoje, como seus concertos para piano, os Noturnos e os solos para piano. Antes de morrer, com medo de ser enterrado vivo, Chopin pediu que seu corpo fosse aberto, seu coração retirado e levado para sua Cidade Natal, Varsóvia. É lá que ele está enterrado até hoje, na Igreja da Cruz Sagrada.

Outro músico conhecido mundialmente que nasceu em 1º de março foi o compositor, arranjador, trombonista e band-leader Glenn Miller. Entre suas músicas mais conhecidas estão In The Mood, Moonlight Serenade, American Patrol e A String of Pearls, todos clássicos da era das big bands. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele e sua banda, a The Glenn Miller Orchestra, excursionaram por todos os lugares do mundo onde haviam tropas norte-americanas, como forma de motivar os soldados. Por isso ele ficou conhecido como ‘O Herói da música norte-americana’. Ele supostamente morreu em 1944, quando o avião onde ele e sua banda estavam despareceu dos radares e nunca mais foi encontrado.

Também nasceram neste dia o ex-presidente brasileiro João Goulart (1918-1976), o músico Harry Belafonte (1927), o roqueiro Roger Daltrey (da banda The Who, nascido em 1944), a atriz Lana Wood (1946), o diretor Ron Howard (1954), o também diretor Zack Snyder (1966), o ator espanhol Javier Barden (1969), a atriz queniana radicada no México Lupita Nyong’o (ganhadora do Oscar por 12 Anos de Escravidão, nascida em 1983), a cantora Kesha (1987) e o cantor canadense Justin Bieber (1994).

Entre os mortos célebres de 1º de março está o ator Jackie Coogan, que tem uma história muito curiosa. Ele é conhecido em dois momentos de sua carreira mas muito pouca gente sabe que são a mesma pessoa. Nascido em 1914, ele atuou como ator mirim em filmes mudos, inclusive em um que entraria para a história do cinema: O Garoto, de Charlie Chaplin. Ele era, obviamente, o personagem-título, que é adotado pelo personagem de Chaplin. Quando fez esse filme ele tinha sete anos. Cerca de 43 anos depois ele faria sucesso novamente em um personagem emblemático, mas na tevê americana: era ele o tio Fester do seriado Família Addams de 1964. Ele apareceu em outros seriados como Jeannie é um Gênio e Havaí 5-0. Coogan morreu em 1984, com 69 anos.

Também morreram neste dia o cantor italiano Lucio Dalla (1943-2012) e o diretor francês Alain Resnais (1922-2014).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.