20/04/2018

Herói relembra último acesso para a A-2 e destaca "união" como semelhança entre time de 94 e o atual

Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 20/04/2018 às 22:33

FUTEBOL – Após 24 anos, a Portuguesa Santista conquista mais um acesso da Série A-3 para a A-2 do Campeonato Paulista. Curiosamente, assim como aconteceu em 1994, a Briosa conseguiu o acesso naquele ano em uma partida contra o Barretos. O #Santaportal entrevistou o ex-meia Calazans, um dos heróis do acesso rubro-verde naquele ano, para falar sobre essa conquista histórica do clube.

LEIA TAMBÉM:
Briosa empata com o Barretos e garante o acesso para a A-2; Santa Cecília TV transmitiu ao vivo
Após começo irregular, Briosa embala e supera rivais para conquistar acesso; relembre a campanha
Guedes se emociona com o acesso da Portuguesa Santista e diz: “Foi minha conquista mais difícil”

Para o ex-jogador, a principal característica que une os dois times que levaram a Portuguesa Santista da A-3 para a Série A-2 do Paulistão é a união. “Acompanhei alguns jogos e pelo que vi, a característica principal é a união da equipe. Nós também tínhamos isso como uma marca forte do time. Essa equipe atual tem um conjunto muito forte, começando pela marcação, passando pelo meio-campo com a ajuda dos atacantes. Além disso, é um time que sabe jogar”, disse.

O Campeonato Paulista da Série A-3 em 1994 tinha a fórmula de disputa diferente em relação a esse ano. Naquele ano, todos os 18 clubes se enfrentavam em turno e returno, subindo os três primeiros para a A-2.

A Portuguesa Santista começou bem a sua trajetória. Com uma atuação de gala, a Briosa goleou o Corinthians de Presidente Prudente, por 4 a 0, no Estádio Ulrico Mursa. A goleada por 5 a 1 sobre o Nacional-SP, então líder da competição, também em Ulrico Mursa, confirmou que o time rubro-verde tinha potencial para brigar pelo acesso.

“Começamos muito bem o campeonato. Mas a nossa principal dificuldade era nos jogos fora de casa. Como o nosso time era formados de jogadores experientes e novatos, nós conseguimos ter bons resultados principalmente no primeiro turno”, contou Calazans.

No começo do returno, a Portuguesa Santista caiu de produção. Com as derrotas para o Corinthians de Presidente Prudente e União Barbarense, ambas por 3 a 0, a equipe praiana entrou em crise e o técnico Bira foi demitido. Vagner Benazzi foi contratado pela diretoria rubro-verde para a sequência do campeonato.

Com o novo treinador, veio a reação. A Briosa venceu quatro jogos seguidos e encostou nos primeiros colocados. “Os últimos jogos foram fundamentais para o acesso”, lembrou Calazans, destacando principalmente as vitórias sobre Taubaté e União Mogi.

Na última rodada, porém, Portuguesa Santista e Atlético Sorocaba chegaram empatados na classificação. O time do interior levava vantagem, pois tinha um gol a mais de saldo. A Briosa recebeu o Barretos, que ainda sonhava com o acesso naquele ano, enquanto o Atlético foi até Limeira enfrentar o Independente-SP.

Com gols de Denys, Bahia e Ulisses, a Portuguesa Santista derrotou o Touro por 3 a 1. “O jogo foi muito disputado, com as duas equipes jogando pelo acesso. Aproveitamos que estávamos bem na partida e com muita raça, conseguimos um resultado satisfatório para o clube”, recordou Calazans, titular do meio-campo rubro-verde nessa conquista.

No entanto, o acesso em 1994 teve sofrimento até após o apito final. Isto porque, naquele dia 16 de julho, o Atlético Sorocaba estava vencendo e, mesmo com os dois clubes com 40 pontos, 13 vitórias e 15 gols de saldo, a equipe do interior ainda subiria, por ter marcado mais gols ao longo da competição. Os atletas da Briosa foram para os vestiários acompanhar os últimos nove minutos de jogo. Porém, o Independente-SP chegou ao empate e, desta forma, garantiu o acesso da Portuguesa Santista.

“Lembro que foi uma grande festa da torcida, que nos apoiou muito. O trabalho da diretoria, junto com a comissão técnica, também foi muito importante para nós. Felizmente, tudo aconteceu como queríamos e consagramos o acesso no qual eu tenho muito orgulho de ter participado desta conquista, para este grande clube que é a Portuguesa Santista”, concluiu o ex-meia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.