Guarujá vai ganhar nova companhia do Baep, afirma secretário

Por Santa Portal em 06/09/2023 às 11:02

Divulgação/Polícia Militar
Divulgação/Polícia Militar

O Guarujá deve receber, no próximo ano, uma nova companhia do 2º Batalhão Ações Especiais da Polícia (Baep), sediado em Santos. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em coletiva na capital na tarde desta terça-feira (5).

De acordo com Derrite, a companhia será instalada na cidade após o término da Operação Verão, a maior operação policial da América Latina, que entra em vigor na Baixada Santista durante a alta temporada. Com a instalação da companhia, haverá uma ampliação de efetivo, com 120 novos policiais militares.

O secretário também anunciou o fim da Operação Escudo, que estava em vigor na Baixada Santista desde a morte do soldado Patrick Reis, da Rota, em 28 de julho. Com isso, os Baeps de outras cidades que estavam atuando na Operação Escudo devem voltar às suas unidades territoriais. O efetivo da Tropa de Choque vai permanecer em Guarujá.

Derrite afirmou, no entanto, que a Operação Impacto deve continuar no Guarujá até o início da Operação Verão.

“A presença do Estado, que se iniciou com a Impacto e permaneceu com a Escudo, vai permanecer com a diferença que não vai utilizar esses batalhões de polícia”, afirmou.

Operação Escudo

Desde o início da Operação, em 28 de julho, 958 pessoas foram presas.

Deste total, 382 eram procurados pela Justiça e estavam foragidos pelos mais diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, roubo, furto, estelionato, sequestro e homicídio.

No período, as forças de segurança apreenderam 117 armas e 966,5 kg de entorpecentes, causando um prejuízo ao tráfico de drogas que já passa dos R$ 2 milhões.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou 28 mortes em decorrência de oposição à intervenção policial.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.