29/05/2017

Guarujá: serviço desonera hospital e atende pacientes em casa

Por #Santaportal em 29/05/2017 às 16:47

GUARUJÁ – O Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar (SIAD) de Guarujá foi idealizado tendo a desospitalização como objetivo principal. Atendendo pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o antigo Programa de Internação Domicilar (PID) hoje conta com seis médicos que visitam os pacientes periodicamente.

Ao todo são 27 profissionais que trabalham no serviço, entre médicos, dentista, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta, além de profissionais de enfermagem. As equipes se revezam diariamente, das 7h às 18h, no atendimento dos 194 pacientes cadastrados, sendo 88 destes residentes em Vicente de Carvalho.

Não há lista de espera para ser atendido pelo SIAD. O paciente é encaminhado ao serviço pelo Hospital Santo Amaro (HSA) ou pelas Unidades Básicas de Saúde, porque suas necessidades não se limitam às Unidades de Saúde da Família (Usafas). A partir daí, o paciente é submetido a uma avaliação médica, que traçará seu perfil e deverá constatar a necessidade do atendimento intensivo em casa.

Os pacientes são atendidos em domicílio por uma equipe multiprofissional, que presta assistência a pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, porém estáveis, que exigem cuidados constantes. Os serviços prestados incluem troca de curativo diário, exercícios de fisioterapia, troca de sondas (para urinar ou para se alimentar), atendimento odontológico, orientação nutricional, exercícios de fisioterapia à oxigenoterapia (pacientes oncológicos, com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC e enfisema), entre outros. Há também aplicação de vacinas e coleta de exames.

Nutrição
Os pacientes que necessitam do uso de sonda para alimentação contam com orientação da nutricionista para o preparo dos alimentos, geralmente realizado por seu cuidador ou outro membro da família. A profissional do SIAD ensina a preparar a refeição e também sua composição. Ela ainda auxilia nas dietas prescritas para pacientes crônicos (hipertensão e diabetes).

Assistência Social
Além do atendimento médico e multiprofissional de saúde, por intermédio do SIAD os pacientes contam com orientação da assistente social para ingresso em benefícios do INSS, como o auxílio cuidador, que é um acréscimo percentual no valor da aposentadoria do indivíduo aposentado por invalidez (apenas para esta modalidade de aposentadoria). A aquisição (por empréstimo ou doação) de camas hospitalares, cadeiras de roda e de banho também são facilitadas pelo SIAD.

Todas as terças-feiras, das 8h às 11h, os cuidadores dos assistidos pelo serviço contam com a entrega de insumos, que são utilizados nos cuidados diários do paciente, tais como curativos e cateteres. O serviço não fornece fraldas descartáveis, mas incentiva a doação deste material diretamente aos pacientes, visto que são em sua maioria carentes, que utilizam cerca de quatro unidades por dia, em muitos casos para toda a vida.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.