Guarujá institui o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+

Por Santa Portal em 05/11/2022 às 08:00

Reprodução/Daniel James/Freepik
Reprodução/Daniel James/Freepik

O prefeito de Guarujá, Válter Suman instituiu o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, por meio da Lei Municipal nº 5.069, publicada no Diário Oficial do dia 12 de outubro. A data foi integrada ao calendário oficial de eventos do Município e será comemorado anualmente em 28 de junho. A iniciativa é fruto de um projeto de lei do vereador Sérgio Jesus dos Passos.

A comemoração tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia, reforçar o respeito às diferenças de gênero. Além de assegurar o direito de cidadania e dignidade do público LGBTQIA+.

A ação propõe também fomentar o debate e estimular o poder público para a criação de políticas públicas que estejam em sintonia com os anseios e necessidades dessa população.

“É uma data importante para a comunidade LGBTQIA+, pois rompe com os preconceitos e rejeições e abre as portas para ações e atividades representativas em diversos eixos, como educação, saúde, cultura, esporte e turismo entre outros”, comentou o secretário da Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Guarujá (CMDS), Davi Neres Borges Silva.

A comissão foi criada em maio deste ano e é um órgão consultivo e de apoio ao Poder Executivo, vinculado à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom). Conta também com representantes das secretarias municipais de Saúde (Sesau), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Cultura (Secult), Turismo (Setur) e Educação (Seduc).

Entre os principais objetivos da comissão estão o estudo sobre a realidade da população LGBTQIA+, além da conscientização, visibilidade e implantação de políticas públicas voltadas para esse segmento.

28 de Junho

A data municipal faz alusão Dia do Orgulho LGBT celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.