Guarujá está há dois anos sem casos de picadas de escorpião
Por Santa Portal em 17/03/2023 às 16:00
Há dois anos sem registros de picadas de escorpião, Guarujá colhe hoje os resultados do Plano de Ação e Manejo e Controle de Escorpião, iniciado em 2020, quando a Cidade registrou um caso. Na época, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) lançou a ação a fim de alertar à população sobre os riscos do animal à saúde pública.
Para o veterinário da Unidade de Vigilância em Zoonoses, casos de picada de escorpião se tornaram raros em Guarujá. “Nossa maior preocupação é sermos uma cidade portuária e, por meio disso, chegar algo novo e não estarmos preparados. Por isso, fazemos treinamento de como capturar e o que fazer nesses casos”.
O veneno do escorpião estimula as terminações nervosas provocando dor de intensidade variável. São comuns sintomas como sudorese intensa, hipertensão, taquicardia, náusea e vômito. Por isso, em caso de acidentes com escorpiões, sempre procure um médico na unidade de saúde mais próxima. “Caso encontre o animal em casa, entre imediatamente em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses”, alerta o veterinário.
- Como evitar contato:
O animal tem hábito noturno;
Ele procura alojamento úmido e escuro;
Alimenta-se principalmente de baratas.
- Como fazer o controle:
Eliminação de abrigos (realizar a limpeza do quintal, sótão, jardins, locais com materiais de construção);
Eliminação do alimento (dedetização das baratas);
Afaste camas das paredes, cuidado ao calçar sapatos ou utilizar qualquer roupa. Sempre confira antes o que vai vestir.