29/06/2022

Greve dos servidores do BC será mantida até a próxima segunda-feira, diz sindicato

Por Natalia Garcia/Folhapress em 29/06/2022 às 06:30

Antonio Molina/Folhapress
Antonio Molina/Folhapress

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter dito que o funcionalismo público deve ficar sem reajuste salarial neste ano, os servidores do Banco Central decidiram nesta terça-feira (28) que a greve será mantida até a próxima segunda (4).

A data marca o prazo limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede elevação de gasto com pessoal nos últimos 180 dias do mandato.

A categoria também prepara um protesto virtual na segunda-feira, de acordo com o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central).

“Faremos um ato nacional virtual de valorização da carreira de especialista do BC, protestando contra a falta de diálogo e contra o desrespeito por parte do sr. Roberto Campos Neto em relação às demandas dos servidores”, disse.
Segundo Fábio Faiad, presidente do Sinal, haverá uma mudança de estratégia a partir da próxima terça-feira (5). Ele, contudo, não antecipou detalhes.

Os servidores do BC estão de braços cruzados de forma contínua desde o dia 3 de maio, após trégua de duas semanas da paralisação iniciada em abril.

A rotina da autoridade monetária continua comprometida, com interrupção na divulgação periódica de indicadores importantes para o mercado financeiro, como as estatísticas de crédito, e o cancelamento de eventos e reuniões.

A plenária do Fórum Pix, que conta com a participação de representantes de diversas instituições financeiras para discutir assuntos relacionados a pagamentos instantâneos, ocorreria na última quinta-feira (23), mas foi adiada. O primeiro encontro do ano, em 17 de março, já havia sido cancelado em decorrência da mobilização dos servidores.

A publicação do relatório trimestral de inflação está prevista para quinta-feira (30), uma semana depois da data agendada inicialmente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.