Governo do Estado desloca Rota e Batalhão de Choque para reforçar segurança em São Vicente

Por Santa Portal em 16/11/2022 às 21:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Convivendo com uma onda de crimes violentos há semanas, São Vicente ganhou reforço policial. A Secretária de Segurança Pública (SSP) atendeu ao pedido do prefeito Kayo Amado (Podemos) por mais segurança aos moradores. O reforço entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e foram disponibilizados dois batalhões de Choque da Polícia Militar, incluindo a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

De acordo com a SSP, o 3° Batalhão de Choque já está no Município intensificando as rondas em vários bairros e na orla da praia.

A medida foi adotada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) atendendo pedido do prefeito Kayo Amado, que iniciou diálogo com a pasta há duas semanas, com envio de ofício ao governador Rodrigo Garcia.

Nesta quarta-feira (16), mais um ofício foi protocolado, dessa vez reforçado pelos demais prefeitos das cidades da Baixada Santista. Kayo Amado articulou o pedido através da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Flavio Gastaldi, delegado seccional, falou da importância do encontro e lembrou que as ações estão acontecendo, com prisões sendo realizadas logo após o arrastão do Itararé. Até o momento, 17 pessoas foram presas, sendo 12 em flagrante, cinco procuradas pela Justiça, além de três armas apreendidas.

“Essa reunião trará resultados bem satisfatórios. Já demos uma resposta com a prisão de algumas pessoas. Agora, com um entrosamento maior entre as autoridades, os resultados serão melhores nos próximos dias. As investigações do assalto ao shopping também estão bem adiantadas.”

“A integração das forças contribui muito para a segurança das pessoas. A reunião serviu para traçarmos estratégias para reverter a atual situação da segurança pública na Cidade. No mesmo dia do arrastão no Itararé, a Polícia Militar conduziu oito indivíduos para a delegacia. A ação da PM foi rápida. Em outro crime, em que o criminoso atirou na vítima, um idoso, imediatamente ele foi preso e conduzido para a delegacia”, lembra o Coronel do CPI-6, Gilson Hélio Jesus dos Santos.

O comandante citou ainda outras ações da Polícia Militar nos últimos dias, como incursões do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) em comunidades, apreensão de armas de grosso calibre, coletes balísticos e entorpecentes.

“A partir de hoje já temos um reforço, com efetivo maior em São Vicente, com dois batalhões de Choque, incluindo a Rota, para intensificar os patrulhamentos. Nosso Baep continua com ações pontuais na região. Nós também estamos acertando a descida para o policiamento de trânsito para reforçar as fiscalizações já neste fim de semana”, concluiu o Coronel Hélio.

O delegado Marcos Alexandre Alfino também esteve presente na reunião. “A segurança da Cidade, apesar do momento difícil, funciona de forma coerente, pois todos estes casos que foram à mídia, em boa parte, tiveram resposta da Polícia. No arrastão, quatro infratores foram presos, um dos autores no caso do idoso já foi preso; o caso da loja do shopping também já está em investigação avançada. Em breve, haverá boas notícias também sobre o caso do Atacadão. Acredito que com a união das forças de segurança da Cidade e da região, nós conseguiremos superar tudo isso e voltar à normalidade”, explicou.

“Certamente esses reforços nos ajudarão muito a sair dessa situação dramática que vivemos na Cidade. Ainda que esse ano tenha sido o de maior investimento em segurança pública na história de São Vicente, obviamente é um setor que pretendemos investir mais, porque é necessário, para apoiarmos o trabalho das polícias Militar e Civil”, disse o prefeito Kayo Amado, que agradeceu a ajuda do Governo do Estado.

Apoio na Alesp

O deputado estadual Caio França (PSB) realizou um apelo, nesta quarta-feira, pela segurança de São Vicente durante a fala na tribuna da Assembleia Legislativa.

O deputado assinou um documento, juntamente com outros deputados estaduais e federais, pedindo ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) segurança para as cidades da região, principalmente para São Vicente.

No documento, os deputados pedem pela antecipação da Operação Verão e também a implementação da Operação Sufoco, que mostrou bons resultados em São Paulo.

“Precisamos de respostas rápidas para estancar essa onda de violência na Baixada. Portanto entendo que as duas ações são fundamentais, além de garantir aumento nos efetivos”, relatou o deputado estadual.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.