07/01/2021

Governo de SP diz que CoronaVac tem 78% de eficácia e pede uso emergencial para Anvisa

Por #Santaportal em 07/01/2021 às 13:03

SAÚDE – O Governo do Estado de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (7) que a CoronaVac registrou 78% de eficácia nos testes clínicos realizados no Brasil. Com isso, o governo paulista está pedindo a autorização para o uso emergencial do imunicante para a Anvisa.

Ainda segundo o governo estadual, a CoronaVac garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados.

“A vacina do Butantan tem uma eficácia de 78%, elevado nível de eficácia para proteger a vida dos brasileiros. As pessoas imunizadas terão de 78 a 100% de eficácia. Por isso, hoje pela manhã o Instituto Butantan iniciou o pedido de uso emergencial. Seguimos com o planejamento de iniciar a vacinação no dia 25. Queremos fornecer a vacina do Instituto Butantan para todo o Brasil. São Paulo cooperando para salvar vida dos brasileiros de São Paulo e de todo o país. A vacina do Butantan é a de São Paulo, a vacina de São Paulo é a vacina do Brasil?, disse o governador João Doria.

Doria também enalteceu o esforço da ciência para chegar a esse resultado. ?Esse grande esforço coletivo da ciência brasileira é liderado pelo Instituto Butantan, um orgulho para o Brasil e para os brasileiros. Quero agradecer aos mais de 12.700 voluntários, agradecer também aos pesquisadores. O nosso reconhecimento e gratidão. A vacina do Butantan é uma vitória do planejamento que começou em abril de 2020, grandes conquistas como as de hoje não se constroem da noite para o dia. Não é um fato político, partidário, é um fato da ciência e São Paulo sempre obedeceu a ciência. Já temos a vacina em solo brasileiro, pronta. Temos a condição de iniciar a vacinação de milhões de brasileiros. Viva a vacina! Viva o Butantan! Viva o Brasil?, completou.

Com o pedido do uso emergencial apresentado, o Instituto Butantan espera que a Anvisa analise os dados da vacina em um prazo de até 10 dias.

A Anvisa se manifestou por meio de nota sobre o assunto.

Leia a nota da Anvisa na íntegra: 
A Anvisa realizou na manhã de hoje (7/1) a reunião com o Instituto Butantan para pré-submissão da vacina Coronavac.

Durante a reunião, a equipe técnica do Instituto Butantan apresentou informações, por meio do power point, referentes a eficácia e segurança da vacina.

Não houve submissão do pedido de uso emergencial pelo Instituto, mas sim a apresentação de informações gerais sobre os estudos de eficácia.

Os representantes do Instituto afirmaram que vão agendar nova reunião para prosseguir no detalhamento das informações e dados.

A reunião de pré submissão é uma estratégia que segue a prática de outras autoridades regulatórias do mundo. Esta reunião é feita antes do envio de pedido formal de qualquer laboratório para dar conhecimento prévio do projeto de vacina e otimizar os direcionamentos técnicos e legais, além de

A análise formal da Anvisa começa a partir da chegada do processo com informações globais sobre a vacina.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.