Governo de São Paulo amplia efetivo policial em todo o estado
Por Santa Portal em 15/04/2025 às 06:00

Até o final do ano, as Polícias Militar, Civil e Técnico Científica devem receber cerca de 5,4 mil novos policiais para reforçar os trabalhos de prevenção e combate ao crime, investigação e perícia. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O contingente faz parte da estratégia do Governo de São Paulo para reduzir o déficit nas carreiras policiais e reforçar a segurança em todo o estado. Desde 2023, as forças de segurança de São Paulo já receberam 9,1 mil agentes, que foram redistribuídos em todo o estado.
“Essa medida se mostra crucial diante do desafio de enfrentar o crime organizado e a reincidência criminal, além de permitir a implementação de operações de inteligência sofisticadas focadas no tráfico de drogas e na captura de lideranças criminosas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Segundo o governo estadual, até o fim de 2026, a previsão é que o total de vagas autorizadas na atual gestão chegue a 23,4 mil policiais militares e civis.
Reforço nas investigações e aumento do policiamento ostensivo
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, até o final do ano, a Polícia Militar deve receber 1,9 mil policiais que estão em treinamento na Escola Superior de Soldados. Posteriormente, eles serão distribuídos em batalhões e outras unidades policiais de São Paulo.
A Polícia Civil está com concurso em andamento. São 1,2 mil investigadores, 1,3 mil escrivães e 552 delegados com a formação na Academia de Polícia prevista para o segundo semestre deste ano. Para a Polícia Técnico-Científica, são 249 vagas para peritos criminais e 140 para médicos-legistas.