22/04/2020

Governador João Doria anuncia reabertura gradual do comércio a partir do dia 11 de maio

Por #Santaportal em 22/04/2020 às 12:59

O governador João Dória anunciou hoje a reabertura gradual do comércio no Estado de São Paulo a partir do dia 11 de maio. Até lá, a quarentena permanece com as mesmas regras. A reabertura será de 74% do comércio, segundo o governador. O Estado é o que sofre com o maior número de casos – 15.385 – em todo o país e também o que mais registrou mortes em decorrência da doença (são 1.093).

O Governador negou que o anúncio esteja sendo feito em função da pressão de setores da sociedade que vêm pedindo a retomada da economia. “Aqui em São Paulo nós seguimos a ciência”. A reabertura será setorizada de diferente em cada região do Estado, de acordo com o estágio da epidemia, o número de casos e de mortes e vai respeitar todas as medidas de proteção que são adotadas hoje em estabelecimentos que permaneceram abertos durante a fase mais rígida das regras de isolamento.

O ?Plano São Paulo?, nome que o projeto recebeu, envolverá regras diferentes de acordo com a região do Estado. ?Estabelecemos um projeto sólido, consistente e amparado na ciência?, disse o Governador. O principal objetivo das medidas continua sendo a preservação de vidas e só foi possível, segundo o Governo do Estado, porque a curva de crescimento da epidemia foi achatada durante os 28 dias de isolamento social promovidos no Estado até hoje.

ISOLAMENTO
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 59% no último domingo (19).

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento . O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

MUNICÍPIOS COM MAIOR ÍNDICE DE ISOLAMENTO ATÉ ONTEM (21/4)
São Sebastião – 67%
Ubatuba – 64%
Cruzeiro – 64%
Lorena – 63%
Caraguatatuba – 61%
Ribeirão pires – 61%
Itanhaém – 58%
São Vicente – 58%
Mairiporã – 58%
Caçapava – 58%
Cajamar – 58%
Caieiras – 58%
Bebedouro – 58%
Pindamonhangaba, 58%
Ibiúna – 57%
Poá – 57%
Itapecerica da Serra – 56%
Votuporanga – 56%
Piraçununga – 56%
Guaratinguetá – 56%

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.