22/05/2021

Frente fria causou ventos de até 108 km/h e temperatura vai cair na região

Por #Santaportal em 22/05/2021 às 15:25

BAIXADA SANTISTA – A ventania que atingiu a Baixada Santista, com ventos de mais de 72 km/h na manhã deste sábado (22) segundo a Defesa Civil de Santos – a Praticagem informou que chegou a registrar rajadas de ventos de 108 km/h –, é reflexo da frente fria que atingiu a Baixada Santista. A tendência é que os próximos dias sejam de chuva e sensação térmica baixa.

Segundo informações do Instituto Climatempo, uma frente fria no Sul do Brasil se espalhou sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por causa dessa mudança climática aconteceram os ventos fortes registrados neste sábado na Baixada Santista, por exemplo.

A frente fria que chegou no litoral paulista também causa chuva durante a tarde e noite deste sábado. Assim como aconteceu no final da manhã, devem ocorrer pancadas de chuva mais breves.

A mudança climática, porém, derruba as temperaturas na região. As máximas não devem passar dos 25 graus e a mínima ficará nos 18 neste sábado.

No domingo (23), o tempo ficará nublado, com o sol aparecendo discretamente entre nuvens em alguns períodos do dia. Novas pancadas de chuva devem acontecer e a temperatura deve cair ainda mais, com máxima de 23 graus e mínima de 18. No entanto, a sensação térmica pode chegar a 16 graus.

A segunda-feira (24) deve ser ainda mais fria do que o final de semana. Apesar de não haver previsão de chuva para esse dia, as máximas não vão passar dos 22 graus. A mínima vai cair ainda mais, indo para 16 graus. Com isso, a sensação térmica será de 14 graus durante a noite e a madrugada.

Na terça (25), a previsão é que as condições climáticas de segunda se mantenham durante o dia.

Veja os reflexos da ventania deste sábado na região:

Santos
A Defesa Civil de Santos informa que foram registrados ventos de 72 km/ h às 07h20 e que as equipes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e da Defesa Civil estão atendendo as ocorrências.

Levantamento ocorrências Santos

Queda de Árvore com bloqueio

1- Frei Francisco Sampaio , 12 (Queda árvore sobre Fiação)
    Bloqueio entre C4 e R. oscar Sampaio.

2 – Canal 1 502 próximo ao Curvão ( Queda de àrvore)
    Via bloqueada

3 -Afonso Pena JM/PP x Pça Aparecida (Queda arvore)
   Transito JMPP desviado para R. da Liberdade

4 -Alfaia Rodrigues, 686, próximo a Cipriano Barata (Queda árvore)

5 – Av. Siqueira Campos, 487, sentido praia/centro. (Queda árvore)
      Bloqueio canal 4 p/c x Germano melchert

Queda de Árvore sem bloqueio
6 – Canal 1, 357 (P/C) px Vital Brasil. (Queda árvore)
       Sem bloqueio- sobre calçada

7 – R Pernambuco, 118  x R. Euclides Cunha. (queda árvore)
       Sobre veículo e calçada
    
8 – Rua Álvaro Peres, 05 – Marapé

9 – Rua Campos Sales, 109

10 – Av. Francisco Manoel (canal da Santa casa)

11 – Rua cristiano Solano, 829  – bom retiro ( bombeiro estava no local)

12 – Rua brigadeiro Galvão x rua cidade de santos – ponta da praia ( pinheiro caiu sobre muro e carros na garagem)

13 – Rua Leonardo Roitman x  Avenida Ana Costa

14 – Rua major santos Silva , 71 – Embaré
15 – Av. Bartholomeu de Gusmão x R Anália Franco – Aparecida
16 – Rua frei vital x rua liberdade – Embaré

Bloqueio de via

– Gercino Hugo Caparelli x Allan Cyber Pinto (Queda de poste semafórico)
Bloqueio: Gercino H Caparelli x Alann Cyber Pinto
R. Domingo J. Martins x R. Fritz Gutz p/ não acessar a R. Hugo Caparelli R. Hugo Caparelli com desvio para a R. Domingos J. Martins

noticia20215225228372.jpg
Foto: Reprodução/Viver em Santos e Região

São Vicente
Já em São Vicente, houve uma queda de árvore na Rua Euclides da Cunha, o que gerou a paralisação do VLT na Cidade. Técnicos foram enviados ao local para resolver o problema.

Além disso, a forte ventania também causou destruição em barracas de feira no Itararé, próximo da divisa de São Vicente com Santos.

noticia2021522199481.jpgFoto: Reprodução

noticia2021522564670.jpg
Foto: Reprodução

noticia2021522574540.jpg
Foto: Reprodução

Guarujá
Em Guarujá, a Defesa Civil informa que as rajadas de vento na Cidade variaram de 72 a 110 km/h. Até o momento foram registradas duas ocorrências: a queda de uma árvore na Avenida General Rondon, nas Astúrias, e também de parte do beiral da sacada de uma residência na Rua Onofre Ferreira do Nascimento, na Enseada.

Equipes atuam na retirada da árvore para desobstrução da via e um engenheiro foi deslocado à residência para avaliar os danos estruturais. Em ambas as ocorrências não houve vítimas.

Além disso, a força dos ventos fez com que a travessia de balsas fosse interrompida. O serviço, porém, já foi retomado por volta das 8h30.

A Defesa Civil não registrou chamado sobre escorregamentos. A previsão de chuvas para as próximas 48 horas é de 50 mm e, por enquanto, sem acumulado das últimas 24 e 72 horas. No caso de ocorrências, a Defesa Civil de Guarujá pode ser acionada através do telefone 199.

Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que o índice pluviométrico na Cidade nas últimas 72 horas foi de 5 milímetros.
As ocorrências registradas foram: queda de uma árvore na Rua Luiz Leite, no bairro Mirim; queda de muro na Rua Dourados, no bairro Boqueirão; e dois semáforos ficaram inoperantes, mas equipes de trânsito foram acionadas imediatamente e controlaram o tráfego das vias.

Neste momento, o problema dos semáforos já foi solucionado, ambos funcionam normalmente. Em Praia Grande, equipes da Defesa Civil estão de prontidão 24 horas por dia acompanhando a incidência das chuvas e ventos.

Em casos de problemas, a população deve entrar em contato através dos telefones 199 e 153. Assim como as equipes de trânsito, que atendem pelo telefone 08007720194.

Bertioga
A Defesa Civil de Bertioga informa que os ventos fortes começaram no município por volta das 7 horas deste sábado (22).

De acordo com alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM) os ventos podem chegar a 70km/h.

Até o momento, não houve nenhum chamado registrado pelo canal de emergência 199, mas o órgão está em alerta.

Cubatão
De acordo com a Defesa Civil de Cubatão, não houve registro de ocorrências.

Peruíbe
De acordo com o Departamento Municipal de Defesa Civil, foi registrada apenas uma pequena árvore que caiu na serra do Guaraú.

Ainda segundo o setor, houve ventos com média de 35 km/h.

* O #Santaportal também entrou em contato com Mongaguá e Itanhaém, mas ainda não obteve uma resposta sobre ocorrências nesses municípios. Assim que essas informações forem divulgadas, serão publicadas neste espaço.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.