20/03/2022

Fortes chuvas causam alagamentos em cidades da Baixada Santista

Por Santa Portal em 20/03/2022 às 14:07

Reprodução/Aconteceu em Bertioga
Reprodução/Aconteceu em Bertioga

As fortes chuvas que atingiram a região da Baixada Santista neste final de semana, fez com que algumas cidades registrassem pontos de alagamento durante a madrugada de sábado (19) e manhã deste domingo (20). Em Santos, Bertioga e Guarujá, houve alagamentos em alguns pontos.

De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a previsão é de ressaca, maré alta e alagamentos, devido à uma frente fria que atinge a região, e o estado é de alerta, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Em Santos, de acordo com a CET, houve registro de de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima (nos dois sentidos), entre a Rua Bóris Kaufmann e a Rua Ana Santos. O trânsito ficou bloqueado no acesso ao Elevado Prefeito Paulo Gomes Barbosa, que liga à Nossa Senhora de Fátima, sentido Santos/São Vicente, nesta manhã.

Mas por volta das 10h, o local foi liberado, conforme informou a prefeitura. A equipe semafórica da CET teve que trabalhar para a reativação de semáforos afetados pelas chuvas, como nas avenidas Afonso e Senador Dantas.

De acordo com a Defesa Civil em Santo, o volume acumulado pluviométrico do das últimas 72 horas é de 86,8 mm e do mês é 239 mm. Até este momento, os morros seguem em estado de atenção, e não há registro de ocorrências.

A orientação é para que os moradores dos morros observem os sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados. Em qualquer uma das situações, o morador deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos o munícipe pode se cadastrar informando o CEP pelo SMS 40199.

Em Bertioga, dois condomínios, em Boraceia e Morada da Praia, ficaram completamente alagados. Nas imagens veiculadas nas redes sociais, é possível ver que a água chegou a invadir as residência. Durante a noite deste sábado, a Defesa Civil recebeu 40 chamados, em razão de enchentes e alagamentos no bairro de Boraceia.

 

Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

De acordo com a Defesa Civil da cidade, foram registrados 375 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O acúmulo total das últimas 48 horas é de 375 milímetros de chuva. Agentes da DF atuam em atenção pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), realizando vistorias nas áreas de maior vulnerabilidade. Em casos de ocorrências, a população deve ligar no 199.

Já em Guarujá, na saída para a Cônego Domênico Rangoni há um ponto de alagamento na pista. Imagens mostram alguns motoristas passando pela contramão, devido ao acúmulo de água. Ainda segundo a prefeitura, a cidade registrou cinco ocorrências, em função das chuvas.

Foram quatro quedas de árvores, cada uma delas nos bairros Perequê, Santa Rosa, Santo Antônio e Vila Julia, além de um deslizamento no Morro do Engenho. A família da residência atingida não sofreu ferimentos e encontra-se na casa de parentes, devido a interdição preventiva do endereço até que o relatório técnico da situação local seja concluído. Em caso de ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, o índice pluviométrico das últimas 24 horas chegou a 108,5 milímetros, e o acumulado das últimas 72 horas é de 109,4 milímetros, sendo o mensal, de 324,8 milímetros.

Foto: Reprodução/Guarujá Mil Grau

Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que não há registro de ocorrências até o presente momento relacionados as fortes chuvas, não há vítimas e não há desabrigados. Equipe da Defesa Civil continua monitorando as áreas de risco do município. Até o momento, o índice pluviométrico acumulado na cidade é de 86.8mm em 72 horas.

Em Praia Grande,a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência grave relacionada às chuvas. Alguns pontos registraram acúmulo de água, que escoaram rapidamente após a diminuição das chuvas. As áreas de risco seguem em monitoramento.

O índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 85mm e o acumulado das 72 horas foi de 185 mm. Caso a população verifique alguma situação anormal devido às chuvas ela deve ligar para a Defesa Civil de Praia Grande através do telefone 199.

A Prefeitura de Cubatão informou que não foram reportadas ocorrências à Defesa Civil da cidade. O índice pluviométrico acumulado de 24 horas no centro é de 70 mm, e na Serra do Mar, 71mm.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.