17/01/2020

Forte chuva não registra ocorrências nas cidades da Baixada Santista

Por #Santaportal em 17/01/2020 às 08:29

CHUVAS – As chuvas não provocaram problemas graves nas cidades da Baixada Santista.

Em Cubatão, o acumulado pluviométrico chegou a 160 mm no alto da Serra do Mar. Não houve registros de deslizamento. Na região central do município, o registro foi de 60 mm. Boa parte dessa precipitação aconteceu entre 20 e 22 horas.

Na área de várzea de Pilões, houve extravasamento e lâminas de água nas vielas inferior a 10 cm. A sirene chegou a tocar para evacuação das pessoas, em razão da possibilidade de deslizamentos, mas nada ocorreu. Veja o vídeo, também da página Cubatão Mil Grau:

Com a previsão de mais chuvas para a próxima semana, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Cubatão mudou hoje o nível de observação para nível de atenção nas áreas de encostas do município. É uma atitude preventiva, já que não houve registros de ocorrências em razão das chuvas das últimas 24 horas.

?Nenhum procedimento maior será adotado no momento, lembrando que a mudança não afeta todo o município, somente as áreas de maior risco?, ressaltou o secretário executivo da Comdec Sérgio Augusto Roncari Cajé. A mudança ocorreu após um amplo diálogo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil ? Redec I-2.

O relatório prevê chuva fraca de curta duração para a próxima segunda-feira (20) em Cubatão e, para terça e quarta-feira (21 e 22) de fraca a moderada, porém de longa duração. 

Outras cidades
Em Santos, a Defesa Civil informou que o acumulado pluviométrico das últimas 72 horas está em 22,8 mm. Os morros estão em estado de observação e não há o registro de ocorrências.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil do Município, informa que o total acumulado de chuvas é de 33,2 mm nas últimas 72 horas. O maior volume desse total se deu das 19 às 21h de ontem, com 15,8 mm. O nível vigente é de observação. Até o momento não há registro de ocorrência devido à chuva.

Já em Guarujá, a Defesa Civil de Guarujá informa que o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 21,8 milímetros. Já a máxima dos ventos nas últimas 24 horas foi de 37,0 km/h registrada às 16h18, da última quinta-feira(16). Até o momento, sem registro de ocorrências.

Em Praia Grande, a Prefeitura informa, por meio da Defesa Civil, que não foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas entre a noite de quinta-feira (16) e a manhã desta sexta-feira (17).

O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 45 milímetros. Pontos de acúmulos de água foram escoados pelo sistema de drenagem municipal.

O órgão informa ainda que equipes estão de prontidão 24 horas por dia acompanhando a incidência das chuvas e pede ainda que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.

Em Itanhaém, o volume das chuvas nas últimas 24 horas foi de 25 mm, o que é bem abaixo do esperado. Não há registro de ocorrências.

A Defesa Civil de Mongaguá informa que, na última noite, o índice pluviométrico foi de 27.56 mm. Nenhuma ocorrência foi registrada. 

Já em Peruíbe, houve apenas alagamentos pontuais, mas nenhum problema maior. No Centro, choveu 38 mm em 72 horas.

A Defesa Civil de Bertioga informa que, nas últimas 12 horas,  foram registrados pelos pluviômetros automáticos 38 mm de chuvas na região do Centro, 32 milímetros no Bairro Chácaras e 12 milímetros na área de Guaratuba. Não houve nenhum chamado pelo número 199.

Balsas
A Dersa informou que não houve travessias afetadas na Baixada Santista nem no Litoral Norte.

Apenas na Travessia Iguape/Juréia, no Litoral Sul, teve uma breve paralisação ontem, entre 22h43 e 23h12, em razão dos fortes ventos.

No entanto, de acordo com alerta emitido pela Marinha do Brasil, há previsão de ressaca neste fim de semana, que pode impactar nos sistemas de Travessias Litorâneas, causando lentidão ou interrupção dos serviços.

A Dersa orienta que os usuários programem a viagem antecipadamente e acompanhem as informações pelos seguintes canais: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.