Flamengo fecha com parceiro de Real e Lakers por projeto sobre saúde materna
Por Folha Press em 02/08/2025 às 12:54
O Flamengo fechou uma parceria com o FC Mother, projeto que consiste em uma rede de apoio em prol da saúde materna (cuidados de saúde relacionados à gravidez, parto e pós-parto) e quer “utilizar a força do futebol como plataforma de transformação”.
O FC Mother tem elos com clubes como Real Madrid, Milan, Manchester United, além de Los Angeles Lakers, um dos principais times da NBA (liga de basquete norte-americana) e New York Yankees, da liga de beisebol.
O que foi o projeto?
A ideia é usar a mobilização dessas torcidas para que mais mulheres possam ter acesso ao projeto. A associação também dá apoio a funcionárias e atletas do Flamengo que se enquadrem nas questões abordadas.
O Rubro-Negro é o primeiro clube parceiro no Brasil. O clube vai divulgar um vídeo sobre o FC Mother antes de um jogo no Maracanã, em setembro.
O Flamengo. vai abrir espaço para encontros mensais, ainda sem datas anunciadas. Além disso, divulgar informações relacionadas à maternidade e a importância do apoio emocional durante a gestação.
O FC Mother terá um aplicativo para acesso das famílias e amigos de gestantes e mães recentes. A ideia é indicar uma forma de tratamento mais acolhedora. Por enquanto, esse laço está sendo feito por um aplicativo de mensagens.
“Acreditamos que apoiar a mulher é cuidar da infância, da educação e do futuro. Muitas mulheres vivenciam a maternidade sobrecarregadas, repletas de solidão, violências e a inexistência de uma rede de apoio. Isso afeta diretamente sua saúde emocional, sua autoestima e sua capacidade de exercer plenamente o cuidado e o vínculo com seus filhos nos primeiros anos de vida”, disse Camila Nascimento, Gerente de Responsabilidade Social do Flamengo.
O FC Mother coloca-se como “a primeira empresa de Esportes de Cura do mundo”. A ideia é aproveitar o “poder de seis bilhões de fãs de futebol” para uma plataforma que reúne “pesquisa, desenvolvimento, integração, implementação e financiamento para proporcionar anos de vida mais saudáveis para mães e famílias”.
A organização é uma criação de Morad Fareed. Ex-jogador de futebol, o palestino se tornou empreendedor científico e pesquisa o tema há uma década.
“Morad Fareed, idealizador do FC Mother, entrou em contato com o Departamento de Responsabilidade Social do clube para apresentar a iniciativa. De antemão, entendemos se tratar de uma iniciativa muito inovadora e com bastante alinhamento aos nossos princípios de responsabilidade social, uma vez que apoiar a saúde das mulheres durante a maternidade é um compromisso com a primeira infância, com a educação e com o desenvolvimento humano”, contou Camila.
“Nossa parceria com o Flamengo e outros grandes clubes de futebol reflete um compromisso compartilhado de reimaginar o poder do futebol para ajudar a resolver nossos maiores desafios comunitários. Juntos, estamos aproveitando a influência global do futebol para colocar a saúde materna e os cuidados familiares no centro do impacto da comunidade, provando que a verdadeira vitória é medida em anos de vida, não apenas em gols no campo”, disse Morad Fareed.