15/10/2021

75% das multas aplicadas durante fiscalizações da Lei Seca são por recusa ao teste do bafômetro

Por Santa Portal em 15/10/2021 às 06:01

Um levantamento realizado pelo Detran.SP mostra que no período entre janeiro e julho deste ano, 485 multas foram aplicadas em fiscalizações da Lei Seca nas nove cidades da Baixada Santista. Deste total, 363 foram por recusa ao teste do etilômetro, o que corresponde a 74,8% do total das infrações.

“A maior parte das recusas é porque as pessoas estão em situação irregular. Portanto, fatalmente, se fizer o bafômetro, será acusado”, explicou o Diretor Presidente do Detran.sp e da Associação Nacional dos Detrans, Neto Mascellani.  

Com 85,5%, a cidade de Peruíbe lidera a lista. De 69 multas aplicadas, 59 motoristas foram autuados por se recusarem a fazer o teste. Em segundo lugar vem o município de Guarujá, com 82,3%. De 164 autuações, 135 condutores se recusaram a assoprar o bafômetro. São Vicente vem logo em seguida, com 82,1% recusas, seguido por Praia Grande com 77,7% Itanhaém com 68,75% e Bertioga com 42,8%. Santos, Cubatão e Mongaguá foram os municípios que apresentaram o menor índice com, respectivamente, 37,2% , 25% e 22,2%.

De acordo com Mascellani, o grande indicador não é o índice de recusa, mas de pessoas penalizadas por ela. “Já existiram grandes campanhas e todo mundo sabe que álcool e volante não combinam, mas há a questão a impunidade, muitos estão abusando. Pedimos sempre a consciência. O Detran vai intensificar ainda mais a fiscalização”, destacou.

O motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Vale lembrar que no mês passado foi retomada a Operação Direção Segura Integrada (ODSI). “A ação consiste numa articulação entre o Detran.SP, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito, através da fiscalização de pessoas que bebem e dirigem. Isso foi retomado com a flexibilização da pandemia e também potencializado pela campanha de vacinação”, comentou.

No primeiro mês da operação, de 376 multas aplicadas no Estado, 296 foram por recusa ao teste do etilômetro, o que corresponde a 78,7% do total das infrações.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.