Filho de mãe santista, adolescente sueco faz intercâmbio de basquete e treina nos três polos da High Performance

Por Santa Portal em 29/07/2023 às 08:00

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

Um adolescente sueco, filho de mãe santista, vive um mês diferente. Ele veio com a família para Santos e, para não deixar de praticar seu esporte favorito, o basquete, resolveu entrar em um intercâmbio da modalidade. Com isso, o garoto, que mora em Estocolmo, busca a evolução em quadras da região gerenciadas pela High Performance Basketball Academy.

O atleta em questão se chama Victor Wallberg, de 14 anos. O jovem está acostumado a vir para a Baixada nos meses de julho ao longo de suas férias escolares. Ao lado do pai, o bancário Magnus, e da irmã Sofia, de 11 anos, ele sempre acompanha a mãe, Helena Carneiro, cuja família vive em solo santista.

No entanto, agora, a experiência está sendo especial. Antes, o passatempo costumava ser ficar na casa de parentes ou fazer algum passeio. Treinar não era uma coisa habitual.

Só que, desta vez, o adolescente conheceu a High Performance graças a seu avô, o fundador da Ortocenter, Alexis Carneiro. Preocupado com a manutenção da prática esportiva do neto, ele apresentou a família à academia de basquete, que atua em três polos distintos na cidade: Clube de Regatas Vasco da Gama, Colégio Santa Cecília e Associação Cristã de Mocos (ACM).

Assim, o jovem, que sonha em ser jogador profissional, defendendo a seleção de seu país, conseguiu a oportunidade de rever familiares e desenvolver suas habilidades com a bola laranja, treinando ao menos cinco vezes por semana. “Aqui, é diferente da Suécia, mas estou gostando. É bem importante (este intercâmbio), para eu não chegar lá sem treino e enferrujado”, diz Victor.

Neste processo de “preparação” para a volta às atividades em seu país, o atleta cita como diferencial o fato de poder praticar a modalidade com jogadores de várias categorias. “Aqui, treinamos com pessoas de várias idades. Na Suécia, é uma idade só”, fala o garoto, que reitera: “Quero ser profissional e viver do basquete”.

Diferença cultural

Na Suécia, o esporte é tratado de forma diferente da que o brasileiro está acostumado. Lá, até os 15 anos, é comum que os pais treinem seus filhos, desde que os progenitores tenham alguma experiência na modalidade. É o caso de Magnus, de 47 anos. Ele jogou basquete na infância e na adolescência na cidade de Norrköping e, agora, é treinador do time do Victor.

Impressionado com a estrutura oferecida pela High Performance e com a metodologia de treinos, Magnus afirmou que o intercâmbio vai tornar seu filho um atleta mais bem preparado.

“Achei fantástica a estrutura. Gostei dos treinos com diversos professores qualificados e da diversidade de dias e horários oferecidos. Fazer parte deste grupo, com treinos tão bem elaborados, melhorando o idioma (ele adorou aprender os termos específicos de basquete em português), além das novas amizades e diversão, não tem preço”, disse o pai.

A mãe do menino também está satisfeita, mas seu prazer não se resume ao fato de ver seu filho evoluindo seu jogo em uma estrutura completa. Para ela, a razão da alegria é mais afetiva, já que se sente realizada ao ver Victor treinando em sua terra natal.

“Meu coração de mãe santista fica pleno e muito feliz ao levá-lo para atividades aqui. Vê-lo aproveitando tanto tudo do jeito que está acontecendo… Bate uma vontade de voltar (a viver aqui)…”, fala Helena, que também vê a pequena Sofia em quadra, treinando na cidade ao lado do irmão.

Fundadora da High Performance, Sara Vazquez afirma que propiciar um ambiente que permita a estrangeiros seguirem em atividade mostra a qualidade do serviço oferecido pela empresa. “Com nossa experiência já vivenciada em outros países, sabemos da importância do intercâmbio cultural e técnico na modalidade. Esta não é a primeira vez que recebemos atletas da Europa. Aqui, já tivemos, também, alunos de Portugal. Este intercâmbio é enriquecedor e comprova que nossa estrutura disponibilizada e nossos conceitos aplicados nos treinamentos estão alinhados com o que há de melhor no mundo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.