Celebrações da Padroeira de Santos têm início hoje; Santa Cecília TV transmite

Por Renan P. C / Santa Portal em 27/08/2022 às 06:30

(Foto: Patrícia Nunes / Santa Cecília TV)
(Foto: Patrícia Nunes / Santa Cecília TV)

As celebrações do Dia da Padroeira de Santos, Nossa Senhora de Monte Serrat, têm início neste fim de semana. Este ano, a descida da imagem tem uma programação diferente, visitando a Zona Noroeste neste sábado (27), antes de se dirigir à Catedral de Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio, s/n – Centro), no domingo (28). A Santa Cecília TV transmite ao vivo toda a cerimônia e a procissão, a partir das 14h, nos dois dias.

A mudança no percurso é decorrente do aniversário de 46 anos da Zona Noroeste, onde a imagem visitará duas paróquias. A primeira missa acontece na paróquia Santa Margarida (Praça Júlio Dantas, 45 – Santa Maria), às 19h, e depois a procissão se dirige à paróquia Sagrada Família (Praça Bruno Barbosa, 150 – Castelo), onde permanecerá até o dia seguinte.

No domingo (28), a imagem da Padroeira de Santos se dirige à Catedral fazendo todo o percurso pela Zona Leste da Cidade. A previsão para a chegada da imagem é às 17h30, mesmo horário em que deve começar a missa de acolhida. No dia 8, a Santa retornará ao seu Santuário, em procissão com os fiéis, passando pelo Paço Municipal para a Renovação da Consagração.

Depois de dois anos de pandemia, a procissão e missas não acontecerão com restrição de público, motivo de celebração pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, padre Claudenil Moraes.

“Depois de dois anos de pandemia, nós esperamos, podemos, e devemos esperar muita gente. Para descer em procissão, para fazer carreata, para participar desses 13 dias de festividade”, comentou o padre em entrevista para o Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV, nesta sexta-feira (26).

Entretanto, ele detalha que, devido as medidas adotadas nos anos anteriores, as adaptações feitas para apresentar a imagem ao público não devem ser totalmente descartadas.

“Aproveitando a experiência do ano passado e retrasado, tempos de pandemia, aprendemos a fazer carreata. Deu certo, o povo pediu, e a gente quer retomar isto”.

Em suas falas também foi resgatado a importância da Nossa Senhora para o povo santista. “Nossa Senhora de Monte Serrat, do alto do monte olha para baixo. É sempre sinal de proteção, mesmo aqui da Santa Cecília a gente dá uma olhadinha e vê o Monte Serrat, e nós nos recordamos de Nossa Senhora. Aquela mãe, mãe de Deus e nossa mãe, que nos protege, que nos ampara, que nos dá colo, que nos embala em todos os momentos da vida”.

A programação completa, de todos os dias de celebrações, pode ser conferida aqui.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.