Festival SXSW exibe documentário de Michael Bay e filme com Blake Lively
Por Folha Press em 07/03/2025 às 10:00

O festival South by Southwest, o SXSW, ocorre entre 7 a 15 de março em Austin, capital do Texas. A programação multissensorial do evento abarca música, cinema -serão exibidos mais de 111 filmes-, inovação, moda e debates sobre tecnologia e sustentabilidade.
“We Are Storror”, documentário de Michael Bay que acompanha sete praticantes de parkour, é um dos destaques da programação cinematográfica. O diretor de “Transformers” inclusive marca presença para divulgar o filme, que estreia neste sábado (8).
Exibição de filmes
O filme de abertura será “Um Simples Favor 2”, continuação da comédia de 2018 com Blake Lively e Anna Kendrick. Também estreia no SXSW a sequência de “O Contador”, com Ben Affleck e Jon Bernthal.
Serão exibidos também ainda a comédia de terror “Death of a Unicorn”, produzida pela A24 e com Jenna Ortega e o suspense “Holland”, com Nicole Kidman.
A atriz, diretora e produtora Issa Rae também participa. Em um painel de debate, ela discute suas obras, da série de comédia “Insecure”, escrita por ela, ao mega blockbuster “Barbie”.
Já o filme de encerramento do festival será “On Swift Horses”, com Jacob Elordi e Daisy Edgar-Jones, drama sobre a Guerra da Coreia.
Quanto à programação de séries, o evento de abertura exibe os primeiros episódios de “The Studio”, estrelada por Seth Rogen e produzida pela Apple TV.
O festival ainda fará a estreia de “The Makings of Curtis Mayfield”, estreia da cantora H.E.R. na direção, e de “Forever We Are Young”, sobre a comunidade de fãs do grupo de K-pop BTS.
O espaço
O evento também conta com um espaço exclusivo dedicado a São Paulo, organizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, a InvestSP -vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico- e a Prefeitura de São Paulo.
A estética do local, com 1,2 mil metros quadrados, é inspirada pela capital paulistana e traz ao Texas elementos da cultura urbana e do grafite. A arte da fachada – que, em 2024, foi assinada pelo muralista Eduardo Kobra- será de autoria de um artista do estado.
Visitantes da SP House também poderão ver os resultados do projeto Clipe da Quebrada, projeto apadrinhado por Kondzilla que começou em 2024.
Este junta diretores de produtoras de vídeo a artistas da periferia, que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Alguns dos clipes produzidos pela colaboração serão apresentados, entre 9 e 11 de março.
O SXSW ocorre em Austin desde 1987 e, em 2024, teve pela primeira vez um espaço dedicado a São Paulo.
A programação do ano passado contou com a exibição do filme “Guerra Civil”, estrelado por Wagner Moura, e um painel de debates sobre a preservação da Amazônia.