Festival da Imigração reúne milhares de pessoas e marca reinauguração da Rua Japão

Por Santa Portal em 09/06/2024 às 08:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Na manhã deste sábado (8), o Festival da Imigração Japonesa 2024 marcou mais uma entrega na em São Vicente: a reinauguração do Trecho 1 da Rua Japão, via no Parque Bitaru cuja estrutura remete à arquitetura e traços alusivos aos nossos irmãos orientais. O espaço também dispõe de uma bela vista para o mar.

O local passou por reestruturação do portal de entrada, intervenções para maior valorização paisagística (uma das premissas do projeto), remodelação do passeio público (com piso tátil e rampas), além de novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), iluminação, instalação de playground e academia ao ar livre. 

Coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seudurb), a Fase 1 da revitalização da Rua Japão visa ampliar os espaços de contemplação e as atrações do local, tendo em vista que inúmeros turistas, sobretudo com ancestrais asiáticos, visitam o ponto turístico durante o ano. 

“Dava dor no coração ver esse espaço abandonado. Um local tão bonito que estava em condições tristes. Mas não estamos falando de passado, e sim de futuro. Ainda teremos a oportunidade de contemplar a entrega das fases 2 e 3. São Vicente não tem recursos para investir com orçamento próprio. Quando nossos parlamentares apoiam, as coisas acontecem. Agradeço à deputada federal Rosana Valle, que destinou o recurso necessário”, destacou o prefeito Kayo Amado.

Para celebrar a entrega, o público teve à disposição no festival até às 17h uma série de atrações, como atividades recreativas, música ao vivo, dança e opções gastronômicas. 

A Rua Japão segue com intervenções relativas às fases 2 e 3, que contemplarão uma nova quadra e demais atrações para o local. O recurso foi destinado via emenda da deputada federal Rosana Valle, com intermediação do vereador Jhony Sasaki.

História da Rua Japão

O local é um tradicional reduto de pescadores da Cidade, que foi nomeado em 1958, no 50° aniversário da imigração japonesa no Brasil.

A via situada no Parque Bitaru é caracterizada, sobretudo, pela Praça Kotoku Iha, com seu portal e jardim japonês. O patrimônio foi inaugurado em 1997, celebrando a aliança entre São Vicente e Naha (município japonês irmão da Primeira do Brasil).

Investimentos

A Fase 1 da revitalização da Rua Japão soma-se a uma série de entregas que visam alavancar o turismo de São Vicente, conectando-o a esporte, cultura e entretenimento. 

O Município tem investido arduamente em outras diversas entregas em prol do desenvolvimento urbano, como a Nova Orla do Gonzaguinha e o Parque da Juventude (Itararé). 

“Hoje a gente conclui uma obra e já enxerga outras acontecendo. Estamos construindo a Praça da Bíblia, finalizando as obras da Orla do Gonzaguinha. São Vicente merece tudo isso. A Cidade estava triste, abandonada. Ainda nos deparamos com problemas, claro. Mas hoje você entra na Cidade e enxerga vida, uma orla linda e iluminada. Um Parque da Juventude abrilhantando o Itararé. É a primeira do Brasil, e merece ser valorizada como tal”, concluiu Kayo Amado.


Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.