Festejos em homenagem à Nossa Senhora começam neste domingo

Por Carolina Iglesias em 22/08/2020 às 08:38

FESTA EM SANTOS – Começam neste domingo (23) os festejos em celebração à Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat. Esse ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação terá mudanças. Não haverá procissão e o número de fiéis na igreja será limitado, para evitar aglomerações. A novidade, porém, é que todas as missas celebradas em homenagem à santa serão transmitidas pela internet.

Seguindo as recomendações de distanciamento social durante a quarentena, no domingo, a imagem da santa descerá do morro de bondinho, e não em procissão pelas escadarias. Na data, uma missa será realizada no Santuário do Monte Serrat, às 14h30.

A celebração será restrita para os moradores do morro. Porém, será possível acompanhar tudo pela internet, no canal da Catedral Diocesena de Santos, no YouTube e também na fanpage no Facebook. O evento também será transmitido ao vivo pela Santa Cecília TV.

“É preciso preservar a nossa saúde. Por isso, estamos distribuindo credenciais, antecipadamente, para que os devotos que desejarem acompanhar os festejos de perto, possam fazer isso com segurança”, explica o pároco da Catedral de Santos, Claudenil Moraes.

Quando a missa terminar, por volta das 16 horas, a imagem da padroeira vai descer de bonde até chegar no final do morro, onde, de carro, será levada por uma carreata por toda a Cidade. Com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e dos guardas municipais, a imagem vai seguir pela Avenida São Francisco, passando por algumas ruas do Centro de Santos. Depois seguirá para a Zona Noroeste, passando pelas avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima.

A carreata continua pelos bairros da Areia Branca e Castelo. Já na Avenida Jovino de Melo, a santa vai passar bem em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. No local será realizada uma homenagem aos profissionais de saúde. 

Depois da primeira parada, a santa irá retornar para a entrada de Santos. Ela seguirá pelo Túnel Rubens Ferreira Martins e passará pela Santa Casa de Santos. Na sequência, percorrerá pelas ruas do bairro Jabaquara, Vila Belmiro, Marapé, José Menino e Canal 2. A carreata vai passar em frente aos hospitais Beneficência Portuguesa e Vitória, além da UPA Central.

Na Catedral, às 18h30, Nossa Senhora do Monte Serrat será acolhida pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa, que vai celebrar uma missa presencial com credencial e ao vivo pela internet.

“Na celebração só serão permitidos até 120 convidados. Por isso, recomendamos que as credenciais para o evento sejam retiradas, com antecedência, na secretaria paroquial da Catedral de Santos”.

No local, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18 horas, é possível retirar credenciais para todas as celebrações previstas até 8 de setembro, dia consagrado à padroeira.

“Até lá, todos os devotos também poderão acompanhar a programação de homenagens e a novena da padroeira pela internet e também na Catedral, com acesso limitado”. 

No dia 8, em vez da tão esperada missa campal, na Praça José Bonifácio, celebrações restritas a 120 pessoas serão realizadas na Catedral de Santos. A missa principal, celebrada por dom Tarcísio, ocorrerá às 14h.

No local, além da higienização dos bancos e dos pisos com produtos específicos, será feita a limpeza das mãos dos fiéis com álcool em gel a 70%, que será fornecido na entrada da Igreja. O uso de máscaras será obrigatório.

Já às 15h30 será realizado o ato de Consagração à Padroeira de Santos, com a imagem em um carro de som, ao lado da Prefeitura, durante nova carreata (substituindo a tradicional procissão).

Do local, a imagem seguirá para os bairros Gonzaga e Ponta da Praia (igualmente passando por unidades de saúde), retornando ao Centro por volta das 17h30, quando a imagem da padroeira será levada de volta ao santuário, também no bondinho.

Novo formato

De acordo com o pároco Claudenil Moraes, mesmo após o término do evento, celebrações de missas e novenas pela internet devem continuar.

“Mesmo com as igrejas abertas há mais ou menos um mês, a gente tem sentido essa necessidade em continuar com as celebrações transmitidas pela internet, principalmente para aquelas pessoas que estão em casa acamadas, ou apenas amedrontadas, com receio em sair”.

Apesar do religioso sentir falta do público na igreja, a transmissão pela internet tem permitido a muitos devotos acompanharem as missas à distância.

“Faz falta não ter esse público aqui, porque é sempre bom ter pessoas por perto, mas o virtual, com certeza, supre, de certa forma aquela nossa necessidade de rezar, de celebrar e de viver a experiência de comunidade”. 

Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site http://www.nossasenhoradomonteserrat.com.br/ . Um aplicativo sobre os festejos também está disponível para Android e IOS. Há ainda um número no WhatsApp (3224-1593), à disposição dos devotos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.