Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat impulsiona comércio santista

Por Rodrigo Cirilo e Yasmin Braga/Santa Portal em 08/09/2023 às 06:00

Isabella Chiaradia
Isabella Chiaradia

Durante os 14 dias de celebrações, a festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, movimenta o comércio santista. Neste ano, a Catedral, onde a imagem permanece até sexta-feira (8), montou um container ao lado da igreja com diversos artigos religiosos.

“Nós temos as fitinhas, que custam R$ 1,50, onde as pessoas fazem seus pedidos. Além de chaveiros, terços, dezenas e as imagens de Nossa Senhora e de todos os tipos de santos”, explica a responsável pela loja, Helena de Moraes.

Já no Monte Serrat, o movimento começa na parte de baixo, com o bondinho. A expectativa é que mais de 4.000 pessoas utilizem o tradicional meio de transporte durante as comemorações da padroeira.

A atração única é controlada por Sérgio Almeida, que todos os anos acompanha a subida da imagem. O operador do maquinário revela que 8 de setembro é sempre intenso, de trabalho contínuo. No entanto, todo esforço é válido para celebrar a padroeira.

“Sempre é de muito trabalho, mas muito gostoso. Trabalhamos com prazer, para Nossa Senhora do Monte Serrat a gente faz tudo”, disse.

Ao desembarcar, os visitantes podem tomar um café em um ambiente que carrega muita história, o Casino Monte Serrat. O gerente operacional, Edson Pires, conta que a cada ano o movimento fica maior na época dos festejos.

“Nós aumentamos nosso estoque de bebidas e comidas para receber todo esse povo. Além disso, contratamos aproximadamente 50 funcionários, porque, infelizmente, estamos com escassez de mão de obra fixa”, descreve.

O local conta com monitores, que convidam os visitantes a conhecerem a história do prédio. Eles mostram os momentos marcantes da construção e grandes personalidades que passaram por lá.

Uma das contratadas foi Amanda Gomes, que recebeu sua primeira oportunidade profissional. “Está sendo maravilhoso e, mesmo sendo temporário, me agrega muito profissionalmente”, celebra.

Por fim, no Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, a artesã Marisa Targino, que trabalha na festa da padroeira há três anos, pretende dobrar o lucro com as lembrancinhas. “As vendas já estão muito boas, a expectativa é enorme para receber os fiéis”, completa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.