Festa da Tainha em Bertioga recebe visitantes até 2 de agosto

Por #Santaportal em 06/07/2015 às 15:57

BERTIOGA – A 38ª edição da Festa da Tainha em Bertioga, que começou na última sexta-feira (3), segue até o dia 2 de agosto. A realização, que integra o Calendário Turístico do Município, é a maior e mais tradicional da região, se consolidando como um dos principais pratos da culinária caiçara.

O prato é composto pelatainha que é servida assada na brasa (inteira ou espalmada), com acompanhamento de arroz quentinho, farofa bem temperada, vinagrete e pão. A festa, que acontece em uma estrutura montada na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, tem capacidade para atender, simultaneamente, mil pessoas.

O presidente do Lions Clube Bertioga, Luís Fernando Bluhu, explica que o convite custa R$ 85 e dá direito à tainha e às guarnições. Já as bebidas, vinhos nacionais e importados, cerveja e refrigerantes, serão vendidos à parte. Os convites podem ser adquiridos no local da festa, onde o visitante ainda vai contar com estandes com venda de fritas, doces, batidas e caipirinhas, explorados pelo próprio Lions Clube. O total arrecadado na festa será revertido para as ações sociais de entidades beneficentes, atendendo à vocação do Lions, que é servir ao próximo.

A festa acontece às sextas-feiras, com jantar, a partir das 20 horas; aos sábados com almoço e jantar, a partir das 12 horas, e aos domingos, somente almoço. Uma tainha serve bem três pessoas. Os demais acompanhamentos são pelo sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade. O evento conta com o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, sob a realização do Lions Clube.

A Praça de Eventos está localizada na Avenida Thomé de Souza, ao lado do Parque dos Tupiniquins e Forte São João – Praia da Enseada (Centro).

História da festa
A festa começou no início da década de 1960, no seio familiar dos Bichir, que para festejar o aniversário de seus filhos organizava uma reunião familiar, no mês de junho, na praia de Itaguaré, onde era servido o peixe na brasa.Mais tarde, os pescadores do bairro Indaiá abraçaram a ideia e passaram a organizar o evento para comemorar a vitória da pesca naquele mês e, finalmente, na década de 1970, o evento, passou a ser organizado pelo Lions Clube e, nos últimos 38 anos, vem se firmando como a maior e mais tradicional da região, reunindo um público de cerca de 20 mil pessoas a cada ano.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.