31/01/2017

Feras das piscinas! Reforços da equipe de natação da Unisanta participam de coletiva

Por #Santaportal em 31/01/2017 às 14:41

NATAÇÃO UNISANTA- A Unisanta deu as primeiras braçadas rumo a um projeto ousado para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. A universidade apresentou nesta terça-feira (31) os reforços da equipe de natação. A nova equipe foi apresentada à imprensa. Com exceção de Daiane Marçal Dias, que está na França competindo, os novos atletas Joanna Maranhão,Leonardo de Deus,Thiago Simon e Carol Bilich participaram da entrevista coletiva.

“No momento em que o país atravessa dificuldades financeiras, a Unisanta investe num trabalho que começa lá na base. Mantivemos a equipe do ano passado e contratamos reforços”, afirmou o pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira.

Grande estrela da natação brasileira, Joanna Maranhão afirmou que esta será sua última pré-temporada e último ciclo olímpico, mas a disposição não é de uma atleta prestes a se aposentar, pelo contrário, encara o desafio como um recomeço e com garra. “Me sinto forte, rápida e não sinto o peso da idade. Tenho paixão pelo que faço, estou cercada de pessoas que vão me ajudar a buscar o meu melhor”, disse Joanna.

Leonardo de Deus nada há 15 anos, já passou por grandes clubes como Pinheiros e Flamengo, e chegou destacando que é um orgulho fazer parte da nova equipe e reforçou a ideia de ser um espelho para as futuras gerações. “Acho que meu objetivo, além de trazer medalhas, é deixar um legado para os pequenos nadadores”, comentou.

Carol afirmou duarante a entrevista que apesar de continuar nadando em piscina, seu foco será na maratona aquática. “Tenho muito a aprender com Ana Marcela, Gabi e Joanna”, disse a nadadora.

Já Tiago comemorou o retorno à antiga casa. Ele nadou pela Unisanta em 2002 e 2008. “Estou feliz com o novo ciclo e tenho certeza que vamos colocar o nome do Santa lá no alto”, ressaltou.

Educação e Esporte
A iniciativa de formar uma equipe visando a preparação para as Olimpíadas de Tóquio foi elogiada pelo Presidente da Federação Paulista de natação Marcelo Luis Biazoli, que também esteve presente na coletiva. “A Unisanta tem um modelo de gestão que alia educação ao esporte e é com esse modelo que consegue crescer e colher frutos”, afirmou.

“Os atletas ao invés de irem para Universidades estrangeiras estão permanecendo aqui”, completou Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta. Já a reitora Silva Teixeira Penteado acrescentou que a universidade vai colaborar “para a trajetória humana desses nadadores.”

Os atletas seguirão com suas rotinas nos estados onde moram, mas virão treinar em Santos com frequência, segundo o técnico da Unisanta, Márcio Latuf. “Vamos trazer os atletas pelo menos duas vezes por mês para nossa piscina, eles também darão palestras para as categorias de base”, contou o treinador.

As feras da natação brasileira vão nadar ao lado de outras estrelas do time santista como as maratonistas Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, os velocistas Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Alessandra Marchioro, além de Gabi Roncatto, jovem promessa da natação brasileira, que fez sua estreia em olimpíadas no ano passado, ao lado de Santana.

Outra novidade que foi anunciada durante a coletiva foi a mudança da nadadora Julia Sebastian para o Brasil. A argentina, que já defende há muitas temporadas a camisa da Unisanta, agora treinará na piscina da Instituição, em Santos. Julia é especialista nos 100 e 200 metros peito.

Desafio
A equipe de natação já tem em breve um desafio pela frente, é o troféu Maria Lenk, no final de abril, no Rio de Janeiro. A competição é classificatória para o mundial de pisicna longa que vai acontecer em Budapest , capital da Hungria, em junho. “É cara na água, é trabalho duro”, bradou Joanna.

E para isso a Unisanta mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais em várias especialidades e possui estrutura modelo. Seu parque aquático segue padrões e normas da Federação Internacional de Natação (Fina) e já sediou campeonatos nacionais.

Em 2016, o Complexo Poliesportivo da Unisanta foi escolhido como local de treinamento das seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.”Pelo trabalho que é feito podemos sonhar que a Unisanta vai representar o Brasil com novas medalhas olímpicas”, concluiu Marcelo Teixeira.

Perfil dos atletas
Joanna Maranhão – Especialista no nado medley, com várias medalhas em Pan-Americanos. Participou de quatro Olimpíadas e integra a seleção brasileira há 15 anos.

Leonardo de Deus – Especialista nos 100m e 200m borboleta, 100m e 200m costas, 200m e 400m livre. Participação em mundiais, nos Jogos Olímpicos de Londres, com pódios em Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Thiago Simon – Especialista no nado medley e 200m peito, com vitórias em Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Daiene Marçal Dias – Especialista nos 100 e 200m borboleta. Bronze (200m borboleta) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; Campeã (100m borboleta) do Troféu Maria Lenk (2016); Vice-campeã (50m borboleta) e 3ª colocada (100m borboleta) no Troféu José Finkel (2014); Vice-campeã (200m borboleta) no Troféu José Finkel (2012).

Carol Bilich – Especialista em provas de fundo – 200m, 400m e 800m livre (piscina) e na maratona aquática. Conquistou vaga para o Sul-Americano de Praia, que acontecerá em fevereiro, no Peru. Essa será a segunda vez que Carol disputa um Sul-Americano de maratona aquática. Participação no Mundial de Kazan, Pan-Americanos e Sul-Americanos (natação e águas abertas).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.